terça-feira, 26 de julho de 2016

Harry Potter e a Câmara dos Segredos de J. K. Rowling

Classificação: ⭐⭐⭐⭐


Primeiro de tudo eu queria fazer uma observação acerca do título: como sei que muitos dos leitores do blog são do Brasil (um país que eu quero muito poder visitar um dia), acharão estranho o título ser Harry Potter e a Câmara dos Segredos em vez de Harry Potter e a Câmara Secreta, mas isto deve-se à forma como foi traduzido em Portugal e no Brasil, por diferentes tradutores que traduziram de forma diferente.
Eu gostei bastante deste livro que tinha um enredo um pouco mais complexo que o do primeiro livro (que por ser um primeiro da saga, serviu mais de apresentação dos personagens e do espaço em si). Neste segundo livro contamos com algumas personagens novas que desempenham um papel relevante na história (principalmente duas delas), que são um elfo doméstico chamado Dobby e a Murta Queixosa, um fantasma que não chegamos a conhecer no primeiro livro, apesar de já habitar Hogwarts.
O trio Harry, Hermione e Ron voltaram a quebrar mais regras em Hogwarts, mas sempre por boas razões na busca de solucionar os mistérios que pairam sobre a escola, mas isso já não surpreende ninguém!
Uma das personagens que eu já gostava desde o primeiro livro, mas que não cheguei a referir é o Dumbledore, o diretor de Hogwarts, parece-me ser uma personagem bastante sábia e que tem sempre algo para nos ensinar. Deste livro queria destacar a seguinte citação:


“São as nossas escolhas, Harry, que mostram quem de facto nós somos, mais do que as nossas capacidades”


As ideias que surgiram na cabeça da J. K. Rowling quando escreveu este livro (e acho que a saga inteira) são completamente surpreendentes e inesperadas. Leva-nos a acreditar numa coisa, durante grande parte do livro e depois joga-nos a verdade na cara sem mais nem menos e ainda por cima nós adoramos os seus livros! Esta autora é de mais! Mesmo sabendo que o culpado de algo não é quem ela mostra ser no início e tentando seguir as pistas a autora consegue sempre trocar-nos as voltas e deixar-nos de boca aberta com as suas revelações!
A sério, quem ainda não leu nada desta autora nem sabe o que está a perder!
Só não dei cinco estrelas na classificação do livro porque me disseram que a saga só melhora ao longo dos outros livros e por isso sinto que tenho de guardar as cinco estrelas para um livro que me consiga surpreender ainda mais do que este!
O post ficou um pouco pequeno porque eu não quero dar spoilers pois pode alguém querer ler o livro e ainda não o ter feito por isso, não quero que perca a nostalgia de ler sem saber o que está por vir!

Beijinhos e boas leituras!

Lia ❤

20 comentários:

  1. Lia, adorei o post, ouço muitas críticas positivas sobre a autora e ela teve muita criatividade para construir um mundo mágico em que os personagens são lembrados e foram eternizados, pois até quem não é fã conhece um pouco. Além disso, ela escreveu muitos livros e sendo que a saga vai melhorando, essas reviravoltas serão ainda mais inacreditáveis! Adoro autores que estejam sempre nos surpreendendo e dizem que a escrita dela é ótima. Aqui, a Murta Queixosa é a Murta Que Geme, ao menos é o nome pelo qual a conheço! Muito bacana essa experiência; espero em breve ter a minha ;)

    Beijos, Carol
    blogcomv.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post! De facto há muitas criticas positivas sobre este universo criado pela J. K. Rowling! Eu não tenha a certeza se melhora ou não, mas é o que me tem dito e eu já espero que os livros sejam sempre espetaculares porque tenho as expetativas lá bem altas para os próximos volumes, que irei ler muito brevemente e trarei resenhas também!
      Se há coisa que se pode esperar desta escritora são reviravoltas na história! Não sabia que aí no Brasil era Murta Que Geme, mas acho que prefiro Murta Queixosa. Só conhecia a diferença no titulo, mas como não li a versão Brasileira, deve haver muitas outras alterações que desconheço.
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Você não colocou spoilers!!! Admiro muito quando alguém consegue fazer isso, sei que é difícil. O tema de HP não me atrai muito, por isso ainda não li, mas quem sabe um dia né?! Um amigo meu, que não tem o menor costume de ler, está adorando, deve ser bom mesmo hahaha.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente difícil fazer uma resenha sem colocar spoilers, mas eu tento sempre fazer assim! Confesso que o tema de HP também não me atraía muito, mas depois começou a despertar-me curiosidade e acabei por me prender à história!

      Eliminar
  3. Murta queixosa? ahauhua Amei!

    Lia, gosto muito da forma como você escreve e sempre preocupada em não nos dar spoiler, obrigada! (Por mais pessoas como você!) Eu sou suspeita para falar dessa saga, porque acompanho desde os meus 15 anos. Acredita que até hoje eu não tenho nem um dos livros? Eu li todos emprestados e até hoje não os comprei. (Quero uma edição bem linda, e assim né, custa caro)
    Enfim, amei sua resenha e estou muito feliz de você estar lendo Harry Potter, espero que continue nos contando sobre as próximos da saga. Ah! sobre a saga melhorar nos próximos, eu não concordo. Cada livro tem sua magia. Eu não consigo definir um preferido, gosto de cada um por razões especificas. ahuahau (mas como eu disse, sou suspeita para falar!)

    Bjos, Mia.

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu esforço-me por não dar spoiler para não estragar uma futura leitura de alguém!
      Como assim não tens nenhum livro? Mas é verdade que aquelas edições super maravilhosas são sempre caras...
      Irei continuando a ler os restantes livros da saga e farei posts com as minhas impressões sobre os livros (tentando sempre não dar spoiler). Eu também estou achando que cada livro tem o seu encanto, todos tem um enredo que é desvendado no fim de cada livro, pelo que percebi.
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Oie!!!
    É muito engraçado mesmo estas diferenças de traduções entre Portugal e Brasil que ocorre em livros, filmes e seriados!
    Há dois anos reli esta série, pois fazia muito tempo que somente tinha como referência os filmes. Muitas coisas eles adaptaram e inclusive nos últimos filmes trocaram as ordens de alguns fatos.
    Essa frase que você destacou é muito importante ao longo da história. Amo a escrita desta autora e se você ler com atenção dá pra perceber o que verdadeiramente ela queria dizer com certas frases ou com atos e acontecimentos do livro. Outra coisa: ela conseguiu fechar todas as pontas...incrível feito se contarmos todos os anos que levaram para ela escrever e inclusive o grande hiato entre os livros 4 e 5.
    Gosto muito da fala do Sr."Olivander" no livro 1 que disse "Ele fez grandes coisas.Terríveis, mas grandes".
    Deste livro 2 existe uma outra frase de "Dumbledore" que vai acompanhar a história "Ajuda sempre será dada em Hogwarts àqueles que a pedirem".
    Gostei muito da sua resenha!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Obrigada por referir essas frases, também as achei lindas! É verdade que por vezes os atos das personagens tem por trás uma lição que a autora quere dar ao leitor, mesmo que isso por vezes não esteja muito explicito. E é realmente incrível como ela não deixa nenhuma ponta solta e como tudo se encaixa no final, nada em Harry Potter é referido ao acaso!
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Hp é envolvente .. adoro esse mundo mágico sabe, tudo que tem fantasia... achei bem engraçada a tradução :)
    amei o post ... beijos
    leitoresjardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse mundo mágico é mesmo maravilhoso! É incrível como as traduções são tão diferentes uma vez que as línguas são tão parecidas!
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Beijinhos!

      Eliminar
  6. HP AMO DEMAIS. MELHOR SAGA EVER.
    Mês que vem vou reler a ordem da fênix não sei como vou falar sem spoilers

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falar sem dar spoilers é de facto muito difícil, mas acho que vai conseguir! Boa releitura!

      Eliminar
  7. Oi Lia. Acredita que nunca li nada de HP?! Recentemente vi o filme Magia alem das palavras que é a biografia não autorizada da J.K Rowling e posso dizer que so aumentou minha vontade de ler essa saga. Espero que vc venha ao Brasil logo e que quem sabe não possamos nos conhecer. Eu ia amar. Enfim, adorei sua resenha. Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem mesmo de ler, esses livros são maravilhosos! Eu quero muito ir ao Brasil e gostava imenso nos conhecer-mos e conhecer todo o mundo daí que só conheço pela internet!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Oi Liaa ! Adorei a resenha ! Amo HP li nos tempos de escola espero ler denovo algum dia !

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Na verdade eu também estou lendo durante os meus tempos de escola, pois ainda não terminei o secundário XD
      Espero que releia e se apaixone ainda mais por esta história maravilhosa!
      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Eu AMO Harry Potter. E realmente a saga só vai melhorando ao decorrer da história. Você fez bem em guardar suas 5 estrelas haha.
    Adorei o post.
    Beijinhos da Fran
    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que tenha realmente feito bem em guardar as minhas cinco estrelas para um livro da coleção que me consiga surpreender ainda mais do que este me surpreendeu!
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Haha li esse livro mês passado e ameii 💕💕
    Gostei bastante da sua resenha 💕
    Tomara que um dia você possa vir para o Brasil :)
    Bjss

    coisasdeleitora.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  11. E eu queria conhecer Portugal...Amei a resenha, eu ainda não li espero um dia tem mais tempo para ler para poder ler a série toda...Vou aconmpanhar a resenha dos próximos, quem sabe tomo coragem...Bjs

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *