sábado, 10 de setembro de 2016

Fala-me de Um Dia Perfeito de Jennifer Niven


Classificação: (5 estrelas)


Neste post falar-vos-ei de um livro que li à relativamente pouco tempo e que se trata de um Young Adult que tem como tema central o suicídio.
Aproveitando que tem este tema quero-vos falar de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que existe há alguns anos, mas que decorre principalmente durante o mês de setembro, daí o nome da campanha ser “Setembro Amarelo”. O objetivo direto desta campanha é alertar a população a respeito da realidade do suicídio e dar a conhecer as suas formas de prevenção. Este movimento irá decorrer durante todo o mês de setembro, mas há uma atenção especial ao dia 10 de setembro por ser o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Quem estiver interessado pode entrar no site http://www.setembroamarelo.org.br e ficar mais a par desta campanha. É muito importante e essencial que divulguem este movimento tal como eu estou a fazer neste post, para que mais pessoas tenham conhecimento.
Como forma de reforçar a divulgação deste movimento decidi falar-vos deste livro, cujo titulo original é “All The Bright Places”.
O livro conta a história de dois adolescentes: Violet Markey e Theodore Finch. A Violet é uma rapariga que conta os dias até acabar o secundário e puder fugir da cidade onde mora e da dor que carrega, pela morte da irmã mais velha. Finch é o anormal da escola, com poucos amigos, uma família que não lhe liga nada e encontra-se sozinho, mergulhado numa depressão, com uma grande obsessão pela sua própria morte. Estes dois jovens encontram-se na parte mais alta da escola, o campanário, prontos a se atirar dali a baixo, até que se salvam um ao outro. Esta é uma história que tem por trás uma lição de vida comovente sobre uma rapariga que aprende a viver graças a um rapaz que quer morrer.
Esta história é um romance? É. Mas é lindo, maravilhoso, emocionante e que me fez escorrer umas lágrimas pela cara abaixo!
Confesso que não sou muito fã de romance, mas esta história não é só romance, tem muito mais, tem lições de vida, que provavelmente não vai ser indiferente a quem ler. Não achei que o livro romantizasse o problema do suicídio, parecendo-me bem realista em muitas alturas, dando-nos a conhecer uma realidade que eu e talvez muitas pessoas não conhecíamos.
O livro tem algumas quotes maravilhosas! Deixo-vos duas das que mais gostei!

 “… uma coisa fantástica na vida é que podemos ser alguém diferente para cada pessoa.”

 “… é perda de tempo pedir desculpa. Tens de viver a tua vida sem arrependimentos. É mais fácil fazer o que está certo desde o início para não haver necessidade de arrependimentos.”

 A escrita da autora é muito fluida e muito fácil de perceber. Para quem gosta de YA é uma ótima leitura, pois para além de abordar o suicídio, aborada também diferentes problemas característicos (e não só) da adolescência, como as relações familiares conturbadas, a importância da popularidade na escola, as relações amorosas, a depressão, a perda de alguém que nos é próximo, entre outros. Ao longo da história o Finch vai nos dando a conhecer factos sobre o suicídio, que são bem interessantes.
Este é o meu primeiro contacto com a escrita desta autora e com certeza não será o último!
Recomendo muito a leitura de livros com este tipo de temas, porque nem tudo são rosas, e por vezes precisamos de ler um livro assim.


 Beijinhos e boas leituras!


Lia ❤
 

36 comentários:

  1. Uau...que livro. Ja fiquei com muita vontade de ler. Adorei sua resenha.
    Uma das coisas que mais faz eu me apaixonar cada dia mais pela leitura, é a capacidade que os livros tem de nos emocionar, de nos transformar em pessoas melhores. Não tive ainda a oportunidade de ler nenhum livro dessa autora, mas com certeza esse entrou pra minha lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou da resenha! É mesmo muito bom quando os livros tem essa capacidade de nos emocionar e de nos transformar em pessoas melhores.

      Eliminar
  2. Achei muito nobre sua parte nos falar sobre a campanha que é super importante. Este, infelizmente, não é um assunto muito conhecido, mas que tem ganhado bastante espaço na literatura e o melhor é que não romantizam. Eu li esse livro este ano e para mim é um dos melhores que já li. Concordo com você quando diz que a autora não romantizou essa tragédia. A todo momento o livro deixa claro o quão doloroso é. Eu chorei muito quando li esse livro, essa leitura realmente me tocou! Amei a sua resenha, Lia. Eu não consegui me expressar bem com as palavras quando fiz a minha, mas você resumiu tudo perfeitamente.

    Beijos!

    https://www.facebook.com/miaestanteliteraria/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei que seria importante divulgar esta campanha, uma vez que não é muito conhecida e é importante que cada vez mais pessoas tomem conhecimento.
      Também gostei muito da autora não ter romantizado o problema abordado no livro. Isso faz com que o leitor abra os olhos e se aperceba de que aquilo é o que se passa realmente, que aquelas são as consequências.
      Fico feliz que tenhas gostado da resenha!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Oi Lia, adorei a iniciativa.. Tenho certeza que essa leitura iria me emocionar e tocar profundamente! Adorei a sensibilidade como você conseguiu resenhar, afinal um tema forte que com certeza deveria ser lido!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma leitura muito emocionante e que de certo é capaz de emocionar e tocar qualquer um, pois é impossível ficar indiferente a esta história.
      É um tema forte, e para falar verdade, um pouco difícil de resenhar, mas que com certeza deve ser lido por todos!
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Adorei a resenha e fiquei super a fim de ler, vou procurar por ele, legal você ter falado também do Setembro Amarelo...
    ..."lição de vida comovente sobre uma rapariga que aprende a viver graças a um rapaz que quer morrer." isso realmente me chamou a atencão para o livro... Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei que seria bom referir a campanha "Setembro Amarelo", para que mais pessoas tivessem conhecimento.
      O livro é muito bom, todas as pessoas deveriam lê-lo!
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Parece ser um livro incrível. Vou adicionar a lista. Estou prepando um post pro blog também de um outro livro que tem o mesmo tema pra dar força ao setembro amarelo. Adorei o post.
    Beijinhos da Fran
    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito importante divulgar esta campanha, fico feliz que também vai dar uma força para este movimento!
      Irei passar pelo seu blog para ler o seu post!
      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Oi! Tô pra fazer um post sobre o setembro amarelo também, para mim é uma questão pessoal e em termos sociais, bem importante. Ainda não tinha lido sobre esse livro. Em um momento psicologicamente mais estável, pretendo ler.

    Lua xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este tema é muito importante e deve ser divulgado, o máximo possível. A leitura deste livro é algo que recomendo bastante, mas é emocionalmente difícil de digerir.

      Eliminar
  7. Eu confesso que não sabia dessa campanha e agradeço por nos mostrar um assunto pouco divulgado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente esta campanha não foi divulgada o suficiente para que todas as pessoas tomassem conhecimento, mas acho que se todos divulgarmos, mais pessoas tomarão conhecimento.
      Fico feliz de ter lhe dado a conhecer a campanha através deste post!

      Eliminar
  8. Oi Lia, eu já li esse livro há um tempinho, aqui no Brasil ele se chama Por Lugares Incríveis, então a princípio não sabia de que livro você estava falando hahaha.
    Eu gostei dele, mas ouvi muitas coisas boas sobre ele depois e percebi que não havia gostado TANTO assim como as outras pessoas.
    De qualquer forma, acho importante o tema que a autora quis abordar :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O titulo no Brasil é diferente do titulo em Portugal, mas trata-se do mesmo livro.
      Também acho muito importante o tema que a autora quis abordar, é muito bom ver estes temas abordados na literatura, principalmente quando os autores não romantizam o tema, o que é o caso.

      Eliminar
  9. Art of life and books
    É uma história forte.
    Fiquei muito curiosa e amo livros com esse tema, por se tratar de um assunto delicado e que até hoje gera muita discussão entre a sociedade.
    Desculpa se não retribui antes e irei comentar nos posts anteriores também.
    Art of life and books

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de livros com este tema, mas é um assunto delicado, que gera muita discussão, como referiu no comentário. Porém, aborda o tipo de tema que todas as pessoas deveriam ler, pelo menos uma vez na vida!

      Eliminar
  10. Eu já ia perguntar que livro era esse, mas depois eu percebir que era Por Lugares Incríveis rsrs.
    Eu comprei o livro, já comecei a ler mas parei por falta de tempo. O que eu li já percebi que o livro é maravilhoso.
    Amei a resenha, parabéns.
    Beijoos.

    Refúgio da Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o livro "Fala-me de Um Dia Perfeito" e "Por Lugares Incríveis" são o mesmo, mas as editoras que os publicaram optaram por títulos diferentes.
      Eu sou como é ter de parar uma leitura por falta de tempo, muito mau mesmo.
      Espero que conclua a leitura e que ame tanto esse livro quanto eu amei!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijinhos!

      Eliminar
  11. Aqui no Brasil é Por Lugares Incríveis, e todos que lêem ama.Eu tenho muita vontade de ler,mas sempre fico adiando e não leio.Aqui no Brasil teve sessão e autógrafos com a autora e a autora de Carta de Amor aos Mortos(que por sinal é muito bom,tenta ler depois)em vários estados.Ótima resenha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi várias resenhas do livro Carta de Amor aos Mortos, irei procurar para saber se publicaram também cá em Portugal.
      Eu também tenho muita vontade de ler alguns livros, mas depois fico adiando sempre, sei como é.
      Mas este, deveria mesmo ler! Recomendo muito!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Eliminar
  12. Só ouço coisas boas desse livro. Cada edição desse livro tem uma capa maravilhosa viu. Adorei a resenha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho as capas das diferentes edições deste livro são muito lindas!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Eliminar
  13. Nossa!! Que livro é esse?! Adorei a sinopse e a sua resenha então.. Adorei!!! Esse temas tem que ser mesmo abordados, sempre!!! Vou entrar no site para saber mais sobre a campanha também!! Beijos linda!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha! Também acho que estes temas devem ser abordados, e felizmente isso está a acontecer mais na literatura, ultimamente.
      Beijinhos!

      Eliminar
  14. Nossa, adorei a capa daí '0'
    E parabéns por falar desse assunto que merece cada vez mais atenção <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho a capa linda!
      Também acho que devemos dar mais atenção a assuntos como o suicídio e a campanhas como "Setembro Amarelo", divulgando o tema para que mais pessoas tomem conhecimento.

      Eliminar
  15. Nossa! Arrasou na resenha!

    A Jennifer Niven faz livros incríveis e eu amei a capa desse livro!!! quero muito ler!

    Beijos
    Jéss
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Também gosto muito da capa! Acho-a linda!
      Beijinhos!

      Eliminar
  16. Parece meio estranho, mas amo livros que abordam essa temática, pois conseguem nos fazer sentir e compreender o lado de alguém, pois na maioria das vezes, somos egoístas e não temos empatia. Adorei a resenha e pretendo ler o livro <3 Obrigada por falar sobre o Setembro Amarelo!!!

    Beijão, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é estranho gostar de livros que abordam esta temática, é algo bom. Faz-nos compreender o lado de quem está a passar por estes problemas, e de certa maneira abre-nos os olhos para o que essas pessoas sentem. É também muito importante que o autor não romantize o tema.
      Achei que seria bom divulgar o Setembro Amarelo, para que mais pessoas tivessem conhecimento da existência desta campanha.
      Beijinhos!

      Eliminar
  17. Oi, Lia. Cara, que foto linda! Bom, adorei a tua iniciativa sobre falar desta campanha. É realmente um assunto sério, que deve ser abordado com mais seriedade com a sociedade.
    O livro em si, parece ser ótimo! Além de lindo, mega emocionante. Este vai com toda certeza para a lista.

    P.s. esqueci que tu é de Portugal, mas quem ler a resenha e ver o termo "rapariga" vai pensar maldade. Só avisando. Xero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Também achei que seria bom ter a iniciativa de falar um pouco desta campanha, que aborda um assunto que não é muito falado, mas que tem muita importância.
      O livro é mesmo muito bom, recomendo muito, principalmente a pessoas que gostam de ler livros com estes temas.
      Cá em Portugal o termo "rapariga" não tem maldade, por isso é que utilizo, mas obrigada por avisar, desconhecia que aí no Brasil a palavra tinha outro significado.
      Beijinhos!

      Eliminar
  18. Adoro livros que abordem esse tema tão polêmico desde que seja de forma conscientizadora, aliás, parabéns por mencionar o setembro amarelo! Ele é super relevante! Amei seu post!

    Beijinhos, Carol
    blogcomv.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tema é polémico, sim, mas mesmo assim, não deve deixar de ser abordado na literatura. Dá-nos a conhecer um pouco mais sobre como são os pensamentos e sentimentos das pessoas que se tentam suicidar. Quando os autores não romantizam o tema, isso faz-nos abrir os olhos para os problemas que muita gente passa e para as suas consequências.
      Achei que seria bom mencionar esta campanha, de modo a mais pessoas tomarem conhecimento.
      Beijinhos!

      Eliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *