sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Harry Potter e o Cálice de Fogo de J. K. Rowling


Classificação: ⭐⭐⭐⭐


Finalmente li o (gigantesco) quarto livro de Harry Potter (se bem que se este é gigantesco, o quinto livro nem sei o que lhe chamar…). Para quem não sabe eu tive de ler há alguns meses um livro que tinha mais de 700 páginas, contra a minha vontade (era para as aulas de português), desde então fiquei com receio de voltar a ler um livro mais grosso (para quem quiser ler a resenha que fiz desse livro, basta clicar neste link:  http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/04/os-maias-de-eca-de-queiroz.html
Explicações à parte, o que interessa é que eu li e gostei bastante de o ter feito, além disso senti a sensação de desafio cumprido quando o acabei (apesar de este ser o quarto livro da coleção e ter ainda mais três para ler até a terminar).
Para quem não sabe ou não conhece a história deste livro começa bem diferente da dos outros três anteriores (é habitual o enredo começar com o Harry na casa dos Dursley), já neste livro somos levados para um lugar desconhecido e com personagens que de início não nos apercebemos de quem são ou que contributo poderão dar ao desenlace da história. Depois desta cena, acontece a Taça Mundial de Quidditch, acontecimento este que o Harry, a Hermione e a família Weasley vão. Durante este evento acontecem coisas muito fora do controlo do ministério (que planeou a final da Taça Mundial de Quidditch com tanto cuidado).
Quando as aulas na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts começam, os estudantes recebem a notícia de que se irá realizar nesse ano o Torneio dos Três Feiticeiros, algo que faz com que este ano em Hogwarts seja inesquecível para muitos!
Enquanto tudo isto se desenvolve, o senhor das Trevas, Lord Voldemort começa a restabelecer de novo o seu poder, tenho como objetivo derrotar o famoso Harry Potter.
Adorei este quarto volume da coleção, deu para perceber que o enredo criado pela J. K. Rowling foi de longe bem mais complexo que os anteriores (o que me fez atribuir quatro estrelas), porém tem alguns pontos menos positivos, como o facto de terem entrado muitos personagens (ou pelos menos se destacado mais do que nos livros anteriores), o que dificultou um pouco a compreensão, pelo menos no meu caso, senti-me um pouco baralhada com os nomes dos ministros da magia e por vezes já não sabia bem quem tinha feito o quê ou falado o quê. Neste livro, mais do que nos outros, o enredo tinha muito por onde pegar, havia muita coisa a acontecer ao mesmo tempo, que apesar de no fim se ter esclarecido, não deixou de tornar a leitura um pouco confusa em algumas partes. Outra dificuldade que tive neste livro, que não tive nos outros, foi que no início, até por volta da página 200 a leitura não fluiu muito e ficou meio arrastada, mas daí para a frente fluiu muito melhor.
Como sempre o final foi completamente surpreendente, quando pensava que as revelações já tinham terminado, vem a bomba final que vai mudar tudo o que eu dava como certo.
Porém, eu apanhei um spoiler bem grande de uma coisa que aconteceu quase no final, que, não sendo sobre as tais revelações, me preparou (e fez-me pensar constantemente “É agora, deve ser agora que isto vai acontecer!”), dado que quando aconteceu eu não fiquei tão chocada assim, eu não vou dizer o que é concretamente para não fazer com vocês, o que fizeram comigo, mas quem já leu, de certeza que sabe do que estou a falar.
Tenho de dizer que não, ainda não superei o trauma de ler livros grandes e estou aqui cheia de medo de ler o próximo e acho que não irei conseguir ler num mês, mas irei tentar e, se tudo correr bem, no mês que vem trago-vos a resenha do próximo volume.
Se ainda não conferiram os posts sobre os livros da coleção anteriores a este e tem curiosidade em fazê-lo, podem clicar nos seguintes links:

http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/07/harry-potter-e-camara-dos-segredos-de-j.html
http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/08/classificacao-este-e-oterceiro-volume.html

 
Beijinhos e boas leituras!

 
Lia ❤
 
 

28 comentários:

  1. Oi, primeiro quero dizer que essa foto ficou show! Adorei a resenha, como eu ainda não li os livros, estou acompanhando suas resenhas para ver se tomo coragem para ler...Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Também gostei muito da foto, fico feliz que achou o mesmo! Espero muito que as minhas resenhas a encoraje a ler um dia, estes livros!
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Que capa linda.. e a foto está maravilhosa.. Hp é um livro maravilhoso, não canso de ler resenhas sobre eles . Amei sua resenha e espero em breve poder ter minha coleção e lê-los <3
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem acredito que fui eu que tirei essa foto, sabe? Gostei imenso de como ficou!
      Fico feliz que gostou da resenha! Esta coleção é um ótimo investimento na minha opinião!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. OI, Lia
    É ótimo quando conseguimos chegar ao final de um calhamaço,né?! Sensação de missão cumprida! hahahah Eu li os livros de Harry quando eu tinha meus 13 aos 15 anos por aí e não me lembro de ter vista nada negativo neles ou de acha-los cansativos na época, no entanto hoje em dia não sei o que acharia, já que eu leria com olhos de um adulto. Creio que iria amar do mesmo jeito, mas terei que reler para saber. Sobre a até a página 200 a leitura não ser tão fluida, eu vi outros leitores relatando isso, mas o restante do livro compensa né?!
    Quer lhe dizer que não fiques com medo do quinto livro, apesar de imenso ele é maravilhoso e muitas surpresas te aguardam!
    Estou amando relembrar sobre a saga com você!
    Beijinhos, Mia

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Mia, é mesmo bom quando se termina de ler um calhamaço!
      Quando era mais nova também não tinha tanto o sentido critico quando lia algum livro, para mim todos eram bons, mas depois comecei a conseguir analisar melhor as obras. Se voltasses a ler outra vez Harry Potter era provável que encontrasses alguns defeitos.
      Sim, não flui muito até à página 200, mas o resto compensa.
      Pensar no quinto livro sempre me dá medo, mas tenho fé que vou conseguir!
      Fico muito feliz por saber que estás a gostar de relembrar a saga com as minhas resenhas!
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Adorei a foto e sua resenha😍.Eu amo HP,terminei de reler esse mês e ainda estou extasiado de tanta felicidade.Em breve farei post no meu blog.Esse 4º livro é muito mágico e sobre o tamanho o 5º é uma Bíblia kkkkkkk.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado da foto e da resenha! Estou curiosa para ver esse seu post!
      O quinto volume é uma Bíblia mesmo! kkkkk

      Eliminar
  5. Eu sempre fico com medo quando me deparo com muitos personagens, sempre. Já tive experiências boas e ruins, mas sempre acho que ficarei confusa e tudo dará errado hahaha. Eu não sei se conseguiria fazer o que você fez, "empurrar" a leitura até a página 200, quando as coisas começam a melhorar. Ultimamente tenho largado muitos livros por conta disso, não quero atrasar as leituras. E sim, HP tem uns livros ENORMES e eu não tinha a menor noção disso, achava que seguissem um padrão e fossem pequenos, mas estava enganada. E quanto ao spoiler, é realmente muito ruim quando sabemos de coisas antes de lermos, mas que bom que isso não arruinou completamente a leitura para você. Espero que goste dos próximos livros, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fico com medo quando os livros tem muitas personagens.
      Eu "empurrei" a leitura até à página 200 porque já tinha lido outros livros da saga e tinha a sensação que a história iria melhorar muito! Mas a verdade é que acabou por atrasar as minhas leituras.
      Eu também pensava que os livros seguissem um padrão, no que toca ao tamanho, mas depois acabei por perceber que não.
      É muito ruim receber spoiler, sem que queiramos...
      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Adorei sua opinião sobre o livro, eu sinceramente amo Harry Potter e acho essa uma das escritas mais cativantes.♥
    Art of life and books.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado!
      Também adoro a escrita da J. K. Rowling, é maravilhosa!

      Eliminar
  7. Oi Lia, tudo bem?

    O cálice de fogo é grande mesmo, mas o bom é que a escrita da J.K é muito boa e a gente consegue ter uma leitura fluída. Espero que vc leia o quinto logo <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Mi! O Cálice de Fogo é bem grande, mas o volume seguinte é ainda maior! Mas tem razão, a escrita da autora sempre deixa a leitura mais fluída.
      Espero conseguir trazer a resenha do quinto volume no mês de outubro!
      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Sou muito suspeito a falar de HP, amo, a resenha ficou muito legal, a foto, o seu olhar sobre o livro gigantesco, olha que o outro é maior, rsrs . Adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que gostou!
      Sei bem que o outro é maior, dá até medo de ler! rsrs

      Eliminar
  9. Tenho que acompanhar suas resenhas!! Pois quero muito ler HP..rsrs
    Estou adorando! Só aumentando as minhas expectativas... Beijos flor!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que está a gostar das resenhas!
      Leia sim, HP é maravilhoso!
      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Oi Lia. Estou adorando saber o que está achando dos livros do Harry. Eu amo MUITO a história desse livro, e pra mim também foi confuso tantos personagens mas depois decorei e amei todos. Haha
    Beijinhos
    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fran. Eu também acabei por me afeiçoar aos personagens, mas no início foi bem confuso!
      Beijinhos!

      Eliminar
  11. Oi Lia!

    Eu amo amo amo HP! espero reler em breve! *-*

    Ótima resenha!!!

    Beijos
    Jéss
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Jéss! Fico feliz por ter gostado da resenha!
      Espero que releia brevemente e que faça um post com a sua opinião!
      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Adorei sua resenha apesar de não ter entendido muita coisa pois não li e não vi nada sobre a série! </3
    https://viajenumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado da resenha, espero que um dia tenha vontade e dê uma oportunidade a esta série, é realmente muito boa!

      Eliminar
  13. Você é quem mais me inspira a ler HP, quando eu ler e resenhar pode ter certeza que você teve um papel fundamental nisso hahaha Lia, então, livros com muitos personagens eu não acho tão ruins, mas se não se aprofundam e eu não consigo me apegar ao personagem, esqueço dele facilmente, acredito que isso que aconteceu na sua leitura. Ainda mais em um um universo como o de HP tão enorme e rico em detalhes.

    Observação: 700 páginas? Meu Deus, que maldade!!!

    Beijos, Carol
    blogcomv.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que a inspirei a ler HP! Espero muito que leia brevemente e que resenhe, estou muito curiosa para saber a sua opinião!
      alguns personagens forem mais aprofundados do que outros. Alguns também acabei por me esquecer. Este universo é mesmo cheio de detalhes!

      Sim, 700 páginas é mesmo muito, e parece ainda mais quando temos de ler obrigatoriamente :(

      Eliminar
  14. Ano que vem se Deuus quiser, começarei a ler a série!
    Essa foto tá maravilhosa!!!

    Beijooos

    ResponderEliminar
  15. Aí HP é maravilhoso. Confesso que esse é o livro que menos A M O, mas mesmo assim considerado ele simplesmente maravilhoso

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *