quinta-feira, 20 de julho de 2017

Leite e Mel de Rupi Kaur

Classificação: ⭐⭐⭐

Leite e Mel é um livro escrito por Rupi Kaur, composto por vários poemas que se encontram divididos em quatro partes: “a dor”, “o amor”, “a separação” e “a cura”. (Acho que estas quatro partes funcionam como que um ciclo, que se repete várias vezes ao longo da vida.)

Confesso que ler poesia é algo que não estou acostumada e só o faço quando preciso de ler por causa da escola. Mas a sinopse deste livro, estas quatro partes que ele aborda, as ilustrações e toda a edição, que está completamente magnífica, fizeram-me querer lê-lo.

Ao nível da temática fala, para além de dor, de amor, de separação e de cura, fala sobre violação, sobre amor, sofrimento (e superação), feminismo, entre outros.

Para mim foi um bocado difícil ler alguns poemas, mais sobre a temática da violação, propriamente dita, porque a poesia de Rupi Kaur é crua e direta. Sem rodeios. E como não li muito sobre este tema, acabei por achar um pouco pesado em algumas partes.

A poesia da autora é mais descuidada com a métrica e com a organização dos versos em relação a outros poemas que já li para a escola, mas de certa forma, isso faz com que a leitura flui-a melhor para o leitor e, acredito que, a escrita flui-a melhor também para a escritora.

Em suma, este é um livro real, extremamente íntimo, sincero, que nos apresenta realidades obscuras como a violação (mas que precisam ser faladas e debatidas nos livros), e nos mostra que nós mulheres, passamos por mais coisas em comum do que aquilo que imaginamos, não me refiro à violação, mas a todas as relações amorosas que tem tantas semelhanças entre si.

Espero que tenham gostado desta minha opinião, talvez um pouco mais pequena do que o normal, mas deixo-vos agora um excerto do livro. É uma mensagem de positivismo e inspiradora que decidi partilhar convosco:

“aguenta firme na tua dor
deixa que dela nasçam flores
ajudaste-me
a que nascessem flores da minha dor
por isso
abre-te em beleza
sem medos
com garra
abre-te com suavidade
abre-te como precisares
mas deixa-te florir

- aos leitores”

(página 158)

Beijinhos e boas leituras!
 
Lia

2 comentários:

  1. Que lindo amiga! Adorei sua opinião sobre o livro e a foto também! Linda como sempre...
    Mensagem de positivismo, precisamos muito disso, sempre!!

    Beijos linda!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderEliminar
  2. Olá, como vai? Achei muito boa sua resenha e parece q o livro em questão, é bem interessante, vai para a minha lista! Parabéns pelo blog!

    Abraços e boas leituras!

    https://minhavida-deleitora.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *