quarta-feira, 29 de novembro de 2017

A minha opinião sobre... comprar livros em segunda mão


O post de hoje é um pouco diferente do que já fiz aqui no blog. Venho contar-vos a minha (curta) experiência com livros em segunda mão. Onde compro, os preços, o estado dos livros, pontos positivos/pontos negativos, se recomendo ou não... Entre outras coisas. Se este tipo de posts vos interessa, continuem a ler!

Primeiro de tudo, quero referir que eu sempre fui uma pessoa que sempre foi a favor de comprar livros novos em vez de livros em segunda mão. Porém, quando li o livro "Papá das Pernas Altas", que já tinha encalhado na estante à imenso tempo, descobri que havia uma continuação e como tinha gostado tanto do primeiro livro, queria muito ler o segundo. Mas como era um livro já antigo, não consegui encontrar nas livrarias online em que costumo comprar livros. Foi então que decidi pesquisar no olx, um site de compra e venda de artigos de segunda mão. Também existem grupos só de compra, venda e troca de livros novos e usados (em Portugal) no facebook, e inclusive estou em alguns. A rede social “skoob” também nos permite trocar livros, mas à que ter em atenção que muitos dos usuários são do Brasil, pelo que a troca não sairia monetariamente muito vantajosa para nenhuma das partes.

Acabei por não comprar apenas a continuação deste livro, mas outros livros que pertencem a uma espécie de “coleção” de chicklits, um género que eu nunca tinha lido (pelo menos que me lembre), mas que gostei bastante da primeira impressão que tive.

Comprei então os livros “Querido Inimigo” de Jean Webster, que é a continuação de “Papá das Pernas Altas” (Sinopse de “Querido Inimigo”: Sallie McBride, uma rapariga de boas famílias, converte-se sem querer na nova encarregada do orfanato rural John Grier, um cargo para o qual não está nada preparada... Presa no campo, sem mais companhia do que um político retirado e o médico que trata dos órfãos, Sallie descobrirá que há uma vida para lá da alta sociedade de Nova Iorque, aprenderá a ser altruísta... e conhecerá o seu verdadeiro amor.) e comprei também o livro “Amores de uma Solteirona” de Lillian Bell (Sinopse: O que fazer quando se está prestes a fazer trinta anos e se continua solteira? O que fazer quando todas as tuas amigas se casaram e acabas de perder o último comboio? Além disso, na sociedade dos princípios do século XX, ser uma mulher solteira não está nada bem visto… mas a protagonista desta história não está disposta a desistir e quer encontrar o amor mesmo que isso custe o casamento de uma das suas amigas.). Estes dois foram numa primeira compra a uma vendedora.

Algum tempo depois, comprei “Uma Rapariga à Moda Antiga” de Louise May Alcoot a outra vendedora (Sinopse: Polly, uma camponesa com poucos recursos, vai para a grande cidade e encontra um mundo que a ultrapassa por completo, um mundo regido pelas aparências e pela hipocrisia no qual, com o seu coração de ouro e a sua infinita paciência, deverá aprender a encaixar e conquistar o seu lugar. Um romance destinado a comover profundamente o coração das suas leitoras, como já o fez Mulherzinhas, da mesma autora.)

Os preços dos livros em segunda mão que comprei, tanto na primeira compra como na segunda, foram bastante acessíveis. Paguei 3 euros em cada um, mais o valor dos portes de envio. Porém isto depende sempre do preço que cada vendedor estipula, ou do estado do livro.

Quem compra livros em segunda mão tem de ter fixo na ideia que o estado em que os livros estão não é o mesmo que quando comprados em primeira mão. A capa tem sempre algum “defeitozinho”, algum risco, amasso, ou as folhas estão um pouco amareladas do tempo. Mas para quem gosta de comprar livros baratos e não é picuinhas com os detalhes (o que, definitivamente não é o meu caso…) acho que os livros em segunda mão são uma ótima alternativa.

Os primeiros livros que comprei estavam com alguns destes defeitos, mas tentei não ligar muito, porque se não fosse numa compra de segunda mão nunca os conseguiria comprar e ler. O segundo livro que comprei, já estava um pouco melhor, mas mesmo que não tivesse, iria tentar ver as coisas de forma positiva novamente.

Como pontos positivos, para além dos preços acessíveis, foi ressaltar a oportunidade de comprar livros que já esgotaram e em caso de ser colecionador de algum livro, conseguem-se algumas edições mais raras de livros mais antigos.

Como pontos negativos, no caso de comprar online, é a incógnita por vezes, sobre o real estado do livro e se a foto e legenda correspondem realmente ao estado do livro que se está a adquirir. Além disso, se o pagamento for por transferência bancária (como foi no meu caso), tem de haver alguma confiança de que depois do pagamento a pessoa que está do outro lado vai realmente enviar o livro, uma vez que, normalmente só depois de a transferência estar concluída é que o livro segue para envio. Felizmente neste aspeto, as pessoas a quem eu comprei os livros foram impecáveis, mas nem todos podem ser assim.

Resumindo, gostei destas primeiras experiências em compras de livros em segunda mão. Não quer dizer que passarei a só comprar livros usados, mas quando algum livro já não se encontrar disponível nas livrarias por ter esgotado definitivamente, o recurso a plataformas como o olx ou os grupos no facebook para compra, venda e troca de livros, ou até mesmo o skoob são uma ótima opção.

Beijinhos e boas leituras!

Lia

1 comentário:

  1. Por favor, todos os usuários são bem-vindos por grande medida e ajudam a recuperar a minha prometida. sempre foi o tipo intermitente depois de cada 3 meses que voltará com ex, como um círculo que deve completar e sempre retornar alguns dias ou semanas diciéndome que me ama y que ni siquiera sabe o que está fazendo. Este círculo continuou sempre me llorar y caer enfermo. em un dia fiel, meu amiga vino a verme y me vio llorar e preguntar por o problema, decidí abrir uma ella, eu falou do grande profeta ogidi y al final del día, eu convencion para que lo contactara. O que é que eu não é um homem amável e não cobra muito depois de falar com o profeta e dizerle que as capacidades são financeiramente aceitas. Obtuve o resultado que sempre quise, eu disse que estava com um limite por um hechizo e você me ajudou a desvincular e também é seguro de que nunca mais pudieran volver a estar juntos. Y por primeira vez desde o seu ano, meu ex nunca regresó a ella. Para receber ajuda do sacerdote, envie um correio eletrônico para PRIESTOGIDISHRINE@GMAIL.COM o llame al +2348182260982




    ResponderEliminar