Classificação: ⭐⭐⭐
Este é o
terceiro volume da coleção (para quem não sabe) que continua a surpreender-me
bastante a cada livro que leio. Eu classifiquei-o com três estrelas, mas não
propriamente por o achar mediano, mas sim porque pretendo fazer uma distinção
entre os livros da saga, visto que ainda consegui gostar um pouco mais dos dois
primeiros volumes do que deste, ainda assim adorei fazer esta leitura e não me
arrependo nada de a ter feito, só queria simplesmente distingui-los uns dos
outros e não os avaliar todos com quatro estrelas.
Como sempre
entraram novos personagens, entre eles o novo professor de Defesa Contra A
Magia Negra, o professor Lupin que chega a Hogwarts.A Escola de Magia e Feitiçaria passa por um período conturbado, em que há um prisioneiro de Azkaban, o Sirius Black, um assassino que pensa-se que seja o braço direito de Voldemort, o grande inimigo do Harry Potter. Por este motivo, para proteção de todos, é reforçada a segurança em Hogwarts com alguns dos guardas de Azkaban, os Dementors.
Neste terceiro volume da saga, nota-se ainda mais o amadurecimento dos personagens, principalmente do Harry, do Ron e da Hermione (que já tem cerca de treze anos), sempre marcados por uma personalidade bastante forte e que não nos deixa indiferentes.
O final, tal como sempre, é muito surpreendente e completamente inesperado para o leitor (pelo menos tem sido assim comigo ao longo destes três primeiros livros), acontecem sempre muitas revelações no final, que nos mostram que aqueles pequenos detalhes que nos foram sendo dados ao longo do livro tem um significado diferente daquele que nos faziam querer que tinham (confusa esta explicação, não é?). Interpreto o livro como se tratasse de um puzzle por montar: não percebemos qual a figura que as peças formam se estiver todo desmontado, mas quando juntamos todas as peças no seu devido lugar, conseguimos identificar do que se trata. É curioso que eu não consiga encontrar nenhuma peça solta na história, tudo é referido por um motivo, mesmo que no início pareça apenas um complemento, um extra à história e isso é algo que acho incomparável na escrita da J. K. Rowling e que não consigo encontrar em mais nenhum escritor.
Não sei se o filme é fiel ou não ao livro, mas com certeza deve ter alguns cortes e algumas diferenças, o que infelizmente é normal. Mas ainda assim estou curiosa para ver como ficou a adaptação aos grandes ecrãs.
Estou bastante curiosa para ler o próximo livro da coleção, apesar de estar com bastante receio, por causa do tamanho do livro (sim, porque eu sou dessas que apanhou trauma de livros muito grandes). Por isso desejem-me boa sorte!
Beijinhos e
boas leituras!
Lia
❤