sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban de J. K. Rowling


Classificação: ⭐⭐⭐

 
Este é o terceiro volume da coleção (para quem não sabe) que continua a surpreender-me bastante a cada livro que leio. Eu classifiquei-o com três estrelas, mas não propriamente por o achar mediano, mas sim porque pretendo fazer uma distinção entre os livros da saga, visto que ainda consegui gostar um pouco mais dos dois primeiros volumes do que deste, ainda assim adorei fazer esta leitura e não me arrependo nada de a ter feito, só queria simplesmente distingui-los uns dos outros e não os avaliar todos com quatro estrelas.
Como sempre entraram novos personagens, entre eles o novo professor de Defesa Contra A Magia Negra, o professor Lupin que chega a Hogwarts.
A Escola de Magia e Feitiçaria passa por um período conturbado, em que há um prisioneiro de Azkaban, o Sirius Black, um assassino que pensa-se que seja o braço direito de Voldemort, o grande inimigo do Harry Potter. Por este motivo, para proteção de todos, é reforçada a segurança em Hogwarts com alguns dos guardas de Azkaban, os Dementors.
Neste terceiro volume da saga, nota-se ainda mais o amadurecimento dos personagens, principalmente do Harry, do Ron e da Hermione (que já tem cerca de treze anos), sempre marcados por uma personalidade bastante forte e que não nos deixa indiferentes.
O final, tal como sempre, é muito surpreendente e completamente inesperado para o leitor (pelo menos tem sido assim comigo ao longo destes três primeiros livros), acontecem sempre muitas revelações no final, que nos mostram que aqueles pequenos detalhes que nos foram sendo dados ao longo do livro tem um significado diferente daquele que nos faziam querer que tinham (confusa esta explicação, não é?). Interpreto o livro como se tratasse de um puzzle por montar: não percebemos qual a figura que as peças formam se estiver todo desmontado, mas quando juntamos todas as peças no seu devido lugar, conseguimos identificar do que se trata. É curioso que eu não consiga encontrar nenhuma peça solta na história, tudo é referido por um motivo, mesmo que no início pareça apenas um complemento, um extra à história e isso é algo que acho incomparável na escrita da J. K. Rowling e que não consigo encontrar em mais nenhum escritor.
Não sei se o filme é fiel ou não ao livro, mas com certeza deve ter alguns cortes e algumas diferenças, o que infelizmente é normal. Mas ainda assim estou curiosa para ver como ficou a adaptação aos grandes ecrãs.
Estou bastante curiosa para ler o próximo livro da coleção, apesar de estar com bastante receio, por causa do tamanho do livro (sim, porque eu sou dessas que apanhou trauma de livros muito grandes). Por isso desejem-me boa sorte!


Beijinhos e boas leituras!
 

Lia ❤

52 comentários:

  1. Oi, Lia
    Toda vez que vejo uma resenha sua sobre Harry Potter me dá vontade de reler todos os livros. Harry foi minha infância e sou muito suspeita para falar. Estou muito feliz que você esteja gostando e se surpreendendo com esse mundo mágico que a J.K. criou. A escrita dela é mesmo fabulosa, não fosse ela hoje eu não seria uma leitora viciada como sou. Hahah Não se assuste com o tamanho do próximo livro, pois muitas surpresas te aguardam e você vai acabar perdendo esse medo de calhamaços. <3
    Beijinhos e boa leitura!

    Mia

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Mia! Uma coisa boa que estes livros trouxeram foi novos leitores, e apesar de não ter sido por causa destes livros que eu comecei a ler, eu sei que foi o que aconteceu com muita gente!
      A verdade é que mesmo sabendo que o quarto livro, e os que se seguem, serão bons, tenho sempre medo de os ler por causa do tamanho! Mas com o tempo pode ser que eu perca o medo dos calhamaços!
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Tua resenha me deu vontade de ler de novo HP hoo, mas primeiro preciso termina PJ kkkkkkk, boa resenha bjao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! O meu objetivo é mesmo esse, levar a que mais pessoas leiam (ou releiam) HP!
      Boa leitura de PJ!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Tua resenha me deu vontade de ler de novo HP hoo, mas primeiro preciso termina PJ kkkkkkk, boa resenha bjao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! O meu objetivo é mesmo esse, levar a que mais pessoas leiam (ou releiam) HP!
      Boa leitura de PJ!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Oi Lia, sou Alex Nascimento! Eu amo a série HP, adoro demais, HP é parte de mim, acredito que foi um dos livros que fizeram-me tomar gosto pela leitura. Adoro e acho esse livro HP3, o melhor de todos! Resenha ótima e uma ótima escolha! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Alex! Também estou amando ler esta série! No meu caso não foi HP que me incentivou a ler, mas sei que foi o que aconteceu com muita gente!
      Fico feliz que gostou da resenha!
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Oieee, ainda não li HP, mas espero começar em breve. Adorei sua resenha!!!!


    www.lendo1bomlivro.com.br

    Instagram @lendo1bomlivro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Eu estou lendo agora pela primeira vez! Aconselho muito a leitura, nunca é tarde de mais para ler HP!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Eliminar
  6. Nossa só 3 estrelas? Bem sad com essa nota, mas gosto é gosto. Ansiosa para as resenhas dos próximos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu queria dar uma distinção entre os livros da coleção e como gostei menos deste que dos outros dois, preferi classificar assim. Irei postar as resenhas dos outros livros nos próximos meses, planeio que saia uma resenha por mês de HP.

      Eliminar
  7. Sempre que vejo resenhas dos livros me dá uma vontade enoooorme de reler. Eu gosto de todos os livros mas a série melhora MUITO depois do quarto pra mim. Ansiosa para saber o que vai achar dos outros livros.
    Beijinhos da Fran
    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que melhore mais ainda, para poder dar as cinco estrelas a algum livro! Irei fazer resenha dos restantes também, em principio irá sair a resenha de um livro por mês.
      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Eu ainda não li HP, ainda bem que não sou a única vi que a Day também não leu (Ufa...), eu adoro a história, já assisti os filmes, mas assim como Got, eu ainda não li pelo tamanho da coleção, pois como tenho pouco tempo prefiro livros mais curtos, mas sua resenha está muito legal, vou procurar as outras para ler e acompanhar as seguintes...Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comecei a ler, também ponderei por causa do tamanho da coleção, mas depois comprei o primeiro livro para experimentar e gostei, depois fui comprando os outros aos poucos. Mas também sou muito de comprar livros mais curtos ou livros únicos por não ter muito tempo.
      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Essa resenha foi uma das mais completas e instigantes que já li sobre esse livro. Ainda não li nenhum livro do Harry Potter, mas a vontade só aumentou depois disso. Parabéns

    Xero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio! Fico muito, muito feliz de ler estas palavras! Aconselho muito a leitura destes livros! Espero que a sua vontade aumente cada vez mais e que decida mergulhar de cabeça nesta aventura!
      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Boa sorte, Lia. Mas se você está gostando tanto assim da história, acredito que o tamanho do livro não influenciará em nada. Fiquei feliz em saber que a narrativa da autora é como um quebra cabeças e que tudo está ali por uma razão, sinal de que ela sabia o que estava fazendo desde o início. Alguns autores se perdem completamente né?! Que bom que não foi o caso :D


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo quando eu gosto da história eu fico sempre de pé atrás quando o livro é grande.
      Esta história é mesmo um quebra-cabeças! A autora não colocou coisas na história que podiam ser excluídas, tudo é importante. Há autores que metem tanta coisa na história, que podia não estar lá, só para fazer o livro crescer! Felizmente não é o caso da J. K. Rowling!

      Eliminar
  11. Oi Lia,adorei tua resenha,toda vez que vejo uma resenha de HP me bate uma nostalgia muito grande.Esse livro é meu predileto da saga e realmente a JK vai colocando pequenos detalhes que no final se encaixam e fica uma coisa maravilhosa de se ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei como é sentir essa nostalgia! Eu sinto isso em relação a muitos livros!
      É verdade, quando as coisas que a J. K. Rowling coloca se ligam umas às outras, o resultado é magnifico!

      Eliminar
  12. Hello, boa noite!
    Posso ser sincera? nunca li HP, teve um tempo que eu fiquei curiosa e com vontade de ler, mas hoje não sinto vontade. A resenha ficou boa, beijoos!
    Refúgio Da Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Comigo foi o contrário, nunca tive vontade de ler e agora que comecei a ler mais e comecei com o blog, fiquei cada vez mais curiosa!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijinhos!

      Eliminar
  13. Amei a foto.. Hp é um daqueles livros que nunca perde a graça.. sempre que vejo uma nova resenha, um novo post me da uma vontade de ler e ver os filmes novamente, sem dúvidas esse universo mágico nos marcou de uma forma unica né
    Amei a resenha .. Beijos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito de como a foto ficou! Tem razão, HP nunca perde a graça, mesmo passados tantos anos desde o lançamento há pessoas que como eu nunca leram e estão a conhecer este mundo maravilhoso pela primeira vez!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Eliminar
  14. Oi Lia!

    Realmente a J.K não deixa peças soltas, eita mulher pra escrever bem, né? Este é um dos meus preferidos da saga só por um motivo: Sirius Black rs amo o personagem e o ator que faz o filme tb rsrsrs e eu gostei da adaptação! Quanto ao quarto livro, é grande, mas vc acaba lendo rapidinho, vc vai ver <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A autora escreve realmente muito bem! Não sei como ficou o personagem no filme porque ainda não o vi nem tive curiosidade de saber quem faz parte do elenco. O quarto livro é bem grande e duvido que consiga ler muito rápido, eu tenho um ritmo de leitura muito lento, infelizmente!
      Beijinhos!

      Eliminar
  15. Eu não li, mas dos filmes, esse é de longe o meu favorito, até tenho o DVD! auhauha
    Adorando as resenhas, está lendo rápido para o tamanho dos livros o/

    Beijão, Carol
    blogcomv.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando das resenhas! Eu ainda não assisti aos filmes, mas é uma coisa que quero muito fazer!
      Estou lendo um livro de Harry Potter por mês, mas até agora são pequenos, daqui para a frente é que as coisas vão ficar mais difíceis!
      Beijinhos!

      Eliminar
  16. Eu comecei a ler HP mês passado, aimda estou no primeiro livro, mas pretendo continuar lendo ❤
    Ótima resenha 😙😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou da resenha! Boa continuação com as leituras desta coleção maravilhosa!

      Eliminar
  17. Nunca cheguei a ler nenhum livro do Harry, mas ainda tenho muito interesse.... (Eu acho) ahahha

    Marcelo Júnior - Mistérios Literários
    http://misteriosliterarios.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha lido nenhum até ao passado mês de junho, altura em que a minha vontade de ler cresceu bastante e decidi embarcar nesta aventura!

      Eliminar
  18. Confesso que nunca li nenhum livro do HP, mas assisti todos os filmes, mais eles estão na minha lista, amei sua opinião e seu ponto de vista.
    seguindo blog
    bjus
    http://diasdeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca assisti aos filmes e estou lendo esta coleção pela primeira vez!
      Fico feliz que tenha gostado do meu ponto de vista acerca deste livro.
      Beijinhos!

      Eliminar
  19. Por enquanto só li o primeiro livro dessa série, mas pretendo ler o restante esse ano.
    Confesso que li sua resenha por alto para manter o segredo sobre o que se trata cada livro (apesar de amar spoiler as vezes tenho disso também kkk)
    Achei muito interessante sua forma de avaliar e pode ter certeza que vou acompanhando aqui as próximas resenhas e quando ler prometo que volto e leio toda kkk
    Beijo
    http://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que também está lendo HP, eu compreendo que tenha lido por alto para não apanhar spoiler indesejado, mas eu tento ao máximo não colocar spoilers nas resenhas dos livros. Se tiver interesse pode consultar as resenhas dos livros anteriores que já estão disponíveis aqui no blog!
      Beijinhos!

      Eliminar
  20. Gosto muito de Harry e esse é o meu volume preferido! ( Assim como o filme <3)

    Adorei a resenha !

    Beijos <3
    Jéss
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até agora este volume não é o meu preferido, mas só decidirei qual é depois de ter lido todos. Fico feliz que gostou da resenha!
      Beijinhos!

      Eliminar
  21. Oi Lia. Sou fã de Harry Potter. Pelo que entendi, é a primeira vez que você está lendo a série? É muito legal ver as pessoas lendo Harry Potter pela primeira vez. Eu cresci acompanhando a saga. Amo demais Harry Potter, releio sempre que posso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esta é a primeira vez que estou lendo a série.
      Estou gostando muito de ler e com certeza irei continuar a ler os restantes livros que me faltam!

      Eliminar
  22. Entendo querer diferenciar os livros, mas hp é sempre cinco estrelas poxa!

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HP é muito bom, isso é verdade, mas acho que ainda pode melhorar um pouco, daí, eu prefiro guardar as cinco estrelas para um livro que me surpreenda muito mais do que os que já li até agora.

      Eliminar
  23. Eu amo muito HP, esse livro é meu segundo favorito! Desde quando li pela primeira vez me encantei pelos personagens que foram aparecendo e me apaixonei completamente pela história dos Marotos <3

    Obs: Confesso que não gosto muito do 4º livro não, mas ainda é encantador <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que percebi muita gente gosta muito deste volume da saga, porém até agora não é o meu favorito, mas ainda não dá para decidir qual é, não é mesmo? Tenho de concluir a saga e só então é que dá para tomar essa decisão.

      Eliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Olá Lia!
    Eu sou meio suspeita para falar de HP, foi com ele que comecei a ler pra valer e tenho um carinho especial.
    O terceiro é um dos meus favoritos, achei a adaptação pro cinema muito boa também, sai um pouco aquele ar infantil e fica um pouco mais obscuro.
    Olha, o quarto é mesmo grande e quando peguei pra ler também estava com receio, maaas...como sempre, a J.K. é fantástica e o livro não fica ruim em momento algum! Vai na fé rsrs

    Bjs
    -Livia

    www.tipocoelhos13.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *