Classificação: ⭐⭐⭐
Consegui! Li
750 páginas! Deu trabalho? Deu. Demorou muito tempo? Demorou. Mas eu consegui.
Confesso que
no início a leitura foi mais arrastada, tal como aconteceu no quarto volume da
coleção, mas do meio para o fim a leitura fluiu muito mais. Só não consegui ler
muito rápido por conta dos trabalhos que tenho de fazer para a escola.Neste quinto volume o Harry já é bem mais maduro, passa por coisas bem mais fortes e pesadas emocionalmente (não vou revelar para não dar spoilers), aliás todos os personagens no geral estão bastante mais maduros neste livro.
Uma das alterações mais significativas na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts neste ano letivo é a nova professora recém-chegada de Defessa Contra a Magia Negra, Dolores Umbridge, designada para o cargo pelo Ministério da Magia, uma vez que o diretor de Hogwarts não conseguiu encontrar um substituto para o antigo professor. Esta professora, acaba por renovar os métodos de ensino desta disciplina, sob a proteção do Ministro da Magia. Esta mudança não será a única que esta nova professora irá impor aos alunos, acabando por não ficar bem vista por eles. As coisas em Hogwarts foram piorando a cada página, os alunos do quinto ano foram sobrecarregados com trabalhos e muita pressão para que tirassem uma boa nota nos NPF’s, alguns personagens são expulsos da equipa de Quidditch, o Harry apanha fortes castigos, e acontecem outras coisas que só desanimam mais quem lê. Mas nem tudo são coisas más, o Harry consegue aproximar-se um pouco mais da sua apaixonada e acontecem outras coisas que passam a ocupar alguma parte do tempo do Harry e dos amigos (quem já leu, vai entender), o Ron, por sua vez, vê também cumprido um grande sonho que tinha.
No final, como em todos os livros anteriores (o que não considero spoiler), o Quem Nós Sabemos regressa para se defrontar com o Harry, mas achei que o destaque não foi apenas só para o Harry (ok que ele é o protagonista, mas gosto muito quando não é só ele, ou sempre ele que acaba por salvar o mundo e escapar ao Quem Nós Sabemos), houve uma grande participação de personagens como o Neville Longbottom, a Ginny Weasley, e até a Luna Lovegood (uma personagem que eu já tinha ouvido tanta gente a falar, mas que até agora não tinha aparecido).
Neste volume consegui gostar um pouco (mas bem pouco) mais do professor de Poções de Hogwarts, Severus Snape, eu sei que ele não tem sido muito bom para o Harry durante todos os livros, mas desta vez podemos ver um pouco o seu lado e o porquê de fazer o que faz.
O professor Dumbledore esteve um pouco mais afastado do Harry do que nos livros anteriores, o que me deixou um pouco zangada, uma vez que é um dos meus personagens preferidos.
O enredo em si não me surpreendeu tanto quanto em livros anteriores, talvez por eu já ter as expetativas bem altas e a esperança de haver grandes reviravoltas e acontecerem muitas coisas completamente inesperadas. Esperava um pouco mais da J. K. Rowling, confesso. Porém, não posso dizer que não gostei do livro, é praticamente impossível que eu não goste, adoro a escrita da autora, os personagens, o cenário onde a história se passa, apenas o enredo não me conseguiu surpreender da forma como eu esperava.
Sinto-me aliviada por o próximo livro ser bem mais pequeno que este e estou bem curiosa para saber o que virá a seguir!
Quem tiver
curiosidade em dar uma espreitadela nas resenhas dos livros desta coleção,
anteriores a este, aqui estão os links:
http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/07/harry-potter-e-camara-dos-segredos-de-j.html
http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/08/classificacao-este-e-oterceiro-volume.html
http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/09/harry-potter-e-o-calice-de-fogo-de-j-k.html
Beijinhos e
boas leituras!
Lia ❤