sábado, 15 de outubro de 2016

Tag: Outubro Rosa Literário


Durante o mês de outubro existe a campanha sobre a prevenção do cancro da mama. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o cancro de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Apesar de este mês ser representativo deste movimento, é fundamental dar importância a este assunto durante todo o ano e conhecer o próprio corpo é crucial para o reconhecimento de alguma alteração que, por ventura, possa surgir. Porém, é sempre bom fazer um exame chamado “mamografia” (essencial para a deteção precoce do cancro da mama), cujo objetivo é detetar lesões benignas ou malignas, que geralmente surgem como nódulos. Este exame deve ser realizado anualmente pelas mulheres com mais de 40 anos (idade a partir da qual é mais provável que se venha a ter cancro da mama) ou com mais de 30 anos, no caso de haver histórico familiar de cancro da mama. É também importante salientar que nem só as mulheres podem vir a ter este cancro, apesar de raros, também há casos masculinos, ou em mulheres com menos de 30 anos.
Lembre-se, a maior parte dos cancros que são detetados numa fase inicial tem probabilidades mais elevadas de cura. Para mais informações sobre esta campanha pode consultar o seguinte site: http://outubrorosa.org.br/

Para ligar este tema ao foco do blog que são os livros, decidi responder à tag “Outubro Rosa Literário”, que apesar de já não ser muito atual e de quase todos os blogueiros e youtubers terem respondido no ano passado, eu decidi responder na mesma.
Pelo que pesquisei, esta tag foi criada por: http://www.psicologiaparacuriosos.com.br/
Sem mais demoras, aqui vai a tag!
 

Campanha – Um livro que você indica para todos.

Um livro que indico a muita gente (a todos não, porque sei que há muita gente que não gostou assim tanto deste livro), que eu sei que tem um gosto literário parecido com o meu, é Fala-me de Um Dia Perfeito de Jennifer Niven, um livro que li recentemente, mas que merece ser lido por todos, por tratar de temas importantes como o suicídio, a depressão, a importância da popularidade na escola, problemas familiares pelos quais os jovens passam, como lidar com a perda de alguém que nos é próximo, entre outros assuntos. Já fiz resenha dele aqui no blog: http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/09/fala-me-de-um-dia-perfeito-de-jennifer.html

 
Prevenção – Um livro que você previne as pessoas indicando elas a não lerem.

Esta questão gera também alguma discussão (tal como a anterior), porque um livro que eu odiei pode ser o melhor livro que alguém já leu, por isso, não estou a dizer que não leiam o livro, apenas que comigo não resultou bem. O livro que escolhi para esta categoria é Os Maias de Eça de Queiroz (também já fiz resenha dele aqui no blog: http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/04/os-maias-de-eca-de-queiroz.html), na altura li o livro todo porque era de leitura obrigatória para Português, mas tenho a certeza absoluta que, se não fosse, teria abandonado a leitura após os primeiros capítulos!


Câncer de mama – Um livro com um personagem que devemos ter cuidado.

Estive um bocado a pensar e acho que um dos personagens que devemos ter cuidado está presente no livro Encruzilhada de Kasie West (também há resenha dele aqui no blog: http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/04/encruzilhada-de-kasie-west.html), mas por achar que é um grande spoiler, prefiro não dizer o nome do personagem (quem já leu deve perceber de que personagem estou a falar)


Dia Mundial – Um livro que TODO MUNDO ama.

Quando algum livro ganha muita fama é em muitos casos por ir ganhar uma adaptação cinematográfica, sendo estes livros os mais famosos. Mas em todos os livros há sempre alguém que leu e não gostou, pelo que não há unanimidade em livro algum. Então um dos livros que eu acho que cativou um grande público (e até hoje ainda cativa) é Harry Potter. Creio que não deve existir muita gente que tenha lido e não tenha gostado nem um pouco.

 
Rosa – Um livro de capa rosa.

Não tenho muitos livros que tem a capa rosa, alguns tem apenas a lombada, mas a capa não tem praticamente rosa nenhum. Um dos que tem mais rosa na capa é O Pacto de Gemma Malley (já foi resenhado aqui no blog: http://euliaeleio.blogspot.pt/2016/05/o-pacto-de-gemma-malley_31.html)


AutoExame – Um livro que você descobriu sozinho e foi bom.

Celestial de Cynthia Hand (sairá resenha brevemente), foi um dos melhores livros que li na minha vida e nunca tinha visto ninguém falar dele em lado nenhum (até hoje ainda não vi). Comprei porque estava em promoção, sem achar a sinopse assim tão maravilhosa, mas sei que foi provavelmente a melhor compra de livro que fiz na vida!


Médico – Um livro que todo mundo deveria ler.

Acho que todas as pessoas deviam ler pelo menos uma vez na vida, O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Lembro-me de ter lido quando era mais pequena e de na altura ter adorado! Acho que é uma leitura válida para o público mais jovem e também para os adultos.

 
Luta – Um livro difícil de terminar.

Eu não queria repetir nenhum livro, mas não me lembro de mais nenhum que me tenha custado tanto a ler quanto Os Maias de Eça de Queiroz.

 
Peito – Um livro que tem um lugar especial no seu coração.

Há muitos livros que podia dizer, mas um deles foi A Minha Vida é um Filme – A Estreia (é o primeiro volume) de Paula Pimenta. Lembro-me de na altura em que li, me ter identificado mesmo muito com os problemas da protagonista e, de certa forma, ajudou-me bastante com os meus.

 
Risco – Um livro que você tem medo de ler.

Nómada de Stephenie Meyer, por causa do tamanho do livro, que é dos maiores que tenho na minha estante.


Conscientização – Tagueie outras pessoas.


Vamos divulgar esta campanha!


Beijinhos e boas leituras!
 

Lia ❤

11 comentários:

  1. Gostei bastante da sua tag, é muito boa e ao mesmo tempo chama atenção a data especial de conscientização.
    Art of life and books.

    ResponderEliminar
  2. Adorei essa tag e já quero responder😍😍.Estou louco para ler Por Lugares Incríveis,da Jennifer Niven,parece ser incrível demais😍.E Harry Potter todos amam❤❤❤.Ótimo post❤❤

    ResponderEliminar
  3. Oi, Lia
    Muito obrigada por me taguear e parabéns por trazer essa tag maravilhosa e de grande importância.
    Achei o seu post excelentíssimo por trazer tamanha conscientização a todos nós. O único livro da sua lista que eu li foi Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven e eu também o indico a todos. Esse livro da Cynthia Hand, sabes dizer como foi traduzido o título para o Brasil? Fiquei curiosa (e já quero a resenha dele o quanto antes rsrsr)
    Já li as resenhas de alguns livros citados aí e só posso concordar, mesmo eu não tendo lido Eça de Queiroz hauauah E sobre a hospedeira (Nômade), já que não vamos ler mais Orgulho e preconceito, podíamos ler esse.
    Depois me chama no wpp e me diz. Espero responder essa tag em breve para que você e os outros possam saber as minhas escolhas.
    Beijinhos,
    Mia

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Oi Lia!! Adorei a sua tag, a princípio achei que seriam apenas fotos, mas gostei muito do seu texto de conscientização e também das categorias. Pelo visto Os Maias foi uma leitura meio traumatizante, né? hahaha. Esse Nômada, se não me engano, é A Hospedeira aqui no Brasil... Não sabia que ele chegava a ser grandinho. Espero que um dia consiga lê-lo. Vou ver se consigo responder a tag antes do fim do mês, obrigada por marcar, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderEliminar
  5. Oi Lia!! Adorei a sua tag, a princípio achei que seriam apenas fotos, mas gostei muito do seu texto de conscientização e também das categorias. Pelo visto Os Maias foi uma leitura meio traumatizante, né? hahaha. Esse Nômada, se não me engano, é A Hospedeira aqui no Brasil... Não sabia que ele chegava a ser grandinho. Espero que um dia consiga lê-lo. Vou ver se consigo responder a tag antes do fim do mês, obrigada por marcar, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela tag! Principalmente por ser justamente neste Mês!

    Marcelo Júnior - Mistérios Literários
    http://misteriosliterarios.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Que legal essa tag, queria ter visto antes pra tentar responder!

    ResponderEliminar
  8. Desses só li HP e o principespinho que só me toquei ser o pequeno principe, pelo nome do autor, tag interessante, mas sei lá, acho que não conseguiria fazer uma tag sobre o câncer de mama

    ResponderEliminar
  9. O Pequeno Príncipe é eterno! Amei a tag, queria ter visto antes para fazer também! '0' Amei suas respostas <33

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar
  10. Achei a proposta e intenção da tag incríveis.

    Beijos
    Lua Mariano
    www.meumundodalua.com

    ResponderEliminar
  11. Oii! Adorei a TAG já quero fazer! *-*

    Não li nenhum livro desses, já coloquei na minha lista ( enorme e interminável ) haha

    Beijos
    Jéss
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderEliminar