sábado, 18 de março de 2017

Dicas Para Escrever Ficção: Processo da Escrita

Este é o segundo post sobre escrita de ficção e irei falar um pouco sobre o processo da escrita em si, se ainda não viram o primeiro post que saiu no mês passado, é só clicar neste link http://euliaeleio.blogspot.pt/2017/02/dicas-para-escrever-ficcao-introducao.html, lá dei uma introdução à escrita.

Quando se escreve, há algumas coisas que se deve dar especial atenção, como por exemplo o enredo e as personagens. Para além de tentar criar algo nunca criado, o enredo deve captar a atenção do leitor, não ter nem demasiada informação, nem ser muito monótono. Quanto aos personagens, devem ser bem caracterizados e com personalidade própria (Definir as características e gostos de cada personagem antes de começar, auxilia bastante na hora de escrever.). Uma dica que o escritor Fernando Évora referiu sobre os personagens, é que não devem de todo, serem baseados em pessoas que conhecemos, porque “perdemos o controlo dos personagens, quando nos baseamos em alguém na hora dos criar”. (Eu já cometi esse “erro” antes e não concordo totalmente com a afirmação que o escritor fez, mas quando cometi o tal erro, não tinha a intenção de publicar a história, e na altura, a escrita foi a maneira que encontrei de me conseguir expressar.)

Uma coisa bastante comum nos livros é o início deles começar a meio do enredo, isto é, quando abrimos o livro e começamos a ler, percebemos que estamos a meio de algum acontecimento, que desconhecemos a sua natureza, mais tarde, são nos apresentados “flashbacks” (voltar rapidamente a alguns acontecimentos passados, sendo estes, inseridos no momento atual, através (na maior parte das vezes) das lembranças das personagens).
Uma parte com que se deve ter cuidado é na escolha das palavras certas para a sinopse do livro. Não deve conter muitos spoilers, mas deve contar o suficiente para conseguir prender a atenção do leitor, e levá-lo a querer ler o livro. Eu sei que há pessoas que não tem o hábito de ler a sinopse antes de comprar o livro, mas também sei que há muitas que o fazem, pelo que é sempre bom o escritor se preocupar com essa parte, caso ela esteja a seu cargo.
O tempo na literatura é bem diferente do da “vida real”, dependendo da forma como o escritor escreve determinada parte da história, e da intensidade ou destaque que ele lhe pretende dar. Por isso, é possível encontrar dois minutos da “vida real”, em cinco páginas, ou dez anos em dois parágrafos. Este é um truque que está à disposição do escritor e que enriquece bastante a obra, quando é bem utilizado.
Alguns escritores acham que é necessário referir tudo o que a personagem fez no dia, por exemplo, a personagem almoçou, e da parte da tarde o escritor não sabe o que ela possa ter feito, mas entende que ela tem de ter feito algo, e fica a pensar em atividades possíveis, para “preencher” esse espaço na vida da personagem. Mas isto não é necessário, isto é algo facultativo (e completamente dispensável), para o enredo principal da história. Acaba por se tornar um pouco cansativo para o leitor, se o escritor contar todos os passos da personagem.
Há muitos casos, em que não é preciso que o escritor seja explícito em alguma ação que a personagem fez, descreve apenas algumas atitudes da personagem e deixa o leitor imaginar o resto sozinho. Por vezes o que o escritor não escreve, tem mais impacto, do que aquilo que ele escreve.
Dentro deste assunto do enredo, há um ponto em que é necessário falar: as coincidências. Elas existem não só na vida real, mas também na literatura, porém é preciso ter algum cuidado com elas. Se o escritor as colocar para “salvar” a sua personagem, criando coincidências pouco prováveis (porém, possíveis de ocorrer), o leitor tem tendência a não aceitar e achar que o escritor fantasiou muito, se meteu em sarilhos e arranjou uma forma quase incoerente de sair deles. Por outro lado, se o escritor criar uma coincidência para “tramar” a personagem, o leitor acaba por achar compreensível, aceitado bem, que algo do género pudesse acontecer.
Espero que tenham gostado deste segundo post sobre escrita de ficção e que estas dicas vos estejam sendo úteis.
 
Beijinhos e boas leituras!
 
Lia ❤
 

2 comentários:

  1. Olá! Gostei muito de post! São ótimas dicas para quem quiser escrever um livro futuramente. Por exemplo, eu. Haha. Gostei muito. Beijos!

    http://mundoliterariodavivi.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderEliminar
  2. Oi, Lia! Gostei muito do post, gosto de escrever mas nem sempre me apego a esses detalhes técnicos que são relevantes para a construção de um enredo. Adorei a foto ao final do post! Aguardarei mais dicas :D

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *