domingo, 5 de março de 2017

Primeiro Aniversário do euliaeleio

Hoje o euliaeleio faz um ano! E para comemorar esta data, pedi sugestões no instagram, de modo a fazer um post especial. Agradeço desde já a todas as pessoas que me deram sugestões, foram ideias maravilhosas! Não irei fazer todas neste post, mas as que não fizer hoje, estão anotadas, para posts futuros!

Neste post decidi apresentar-me melhor e contar um pouco da trajetória do euliaeleio e da minha vida como leitora.

Para quem não sabe, o meu nome verdadeiro é Liliana, mas prefiro que me chamem de Lia (este nome resulta de Liliana, sem as duas primeiras e as duas últimas letras.). Nasci e vivo em Portugal, no litoral alentejano. Tenho 18 anos. Gosto de tocar viola e faço parte de uma banda de pop/rock. Estou no 12º ano do curso de Artes Visuais. A fotografia é umas das minhas grandes paixões e a maquilhagem é outra. Sou uma pessoa perfecionista, organizada e que valoriza cada vez mais as pequenas coisas que existem e os bons momentos que acontecem.

Quando era pequena, não ligava muito aos livros, mas numa apresentação de português (em que tínhamos de ler um livro e apresentar à turma), quando tinha mais ou menos 11 anos, uma colega minha escolheu o livro “7 irmãos – Maria, os segredos da irmã mais velha” e falou tão bem deste livro, que fiquei com muita vontade de ler. Depois de o ter lido, seguiram-se mais livros desta coleção (apesar de até hoje não a ter concluído, como acontece com todas as coleções de livros que leio), mais tarde conheci outros livros maravilhosos e nunca mais parei de ler (e de comprar) livros.

Na minha família e no meu grupo de amigos, não existia ninguém que gostasse de ler e por vezes (mais na família), gozavam por eu ler tantos livros e estar sempre a comprar livros, ou pedir livros de presente, quando fazia anos. Confesso que me sentia sozinha. Sentia a necessidade de falar sobre livros com alguém, de indicar os livros que gosto a alguém, de receber dicas de livros. Quando tinha 16 anos, comecei a passar para o papel as histórias que iam surgindo na minha cabeça, foi então que descobri que a escrita me fazia muito bem. Poucos meses depois dos meus 17 anos, decidi que talvez seria uma boa ideia juntar a escrita com os livros, criando um blog literário. Comecei por pensar num nome para o blog e então surgiu o “euliaeleio” (que significa: “eu” “lia” àeu sou a Lia; “e” “leio” à e gosto de ler; mas também tem outro sentido: “eu” “lia” àsujeito (eu) + o verbo “ler” no pretérito imperfeito do indicativo; “e” “leio” à “e” + o verbo “ler” no presente do indicativo), inicialmente, escrevia “eu LIA e leio”, mas como em algumas redes sociais, o nome não pode ter espaços, comecei a escrever tudo junto e gostei do resultado, por isso ficou “euliaeleio”.

Quando comecei com o blog, não conhecia ninguém, comecei do zero, neste mundo literário. E com o tempo, fui percebendo que apesar de não ter muitos seguidores no blog, ou no instagram, tinha feito amigos. Já não me sentia sozinha e tinha pessoas com quem falar de livros e fazer leituras em conjunto.

Durante este ano, em que tive o blog, houve coisas maravilhosas! Conheci vários blogs literários que admiro bastante. Participei em desafios organizados no instagram, eu própria organizei um desafio no mês de janeiro (o #euliaeleio1fotopordia), fiz parte da organização de uma maratona literária, com três pessoas maravilhosas a Mia (do blog Mia estante literária), a Day (do blog Lendo 1 bom Livro) e a Suelen (do blog Dias de Leitores). No início deste ano, dediquei-me ao visual do blog e mudei o layout e o logotipo. Tentei melhorar cada vez mais as fotografias que tiro e os posts que faço. Comecei a alargar o conteúdo do blog, com os posts de dicas de escrita de ficção, graças ao workshop que fiz.

Não ligo muito aos números, mas já que estou a falar deste primeiro ano do blog, vou fazer um levantamento: Neste ano, o blog atingiu 82 seguidores, no instagram são 280 e no facebook 74. No total o blog teve 2 211 visualizações, fiz 14 resenhas e 5 tags. Estes números não teriam importância se não tivesse amigos com quem partilhar o gosto pelos livros, porque isso, é o mais importante.

Espero que tenham gostado de me conhecer melhor e qualquer pergunta que tenham, deixem nos comentários!

Beijinhos e boas leituras!

Lia ❤

3 comentários:

  1. Oiê...primeiro parabéns pelo primeiro ano de blog e eu adorei te conhecer melhor, através desse lindo texto.
    Desejo muito sucesso...bjoss!!!

    ResponderEliminar
  2. Oi! Parabéns novamente ❤ Adorei conhecer mais coisas sobre você, gosto muito das suas postagens. �� Achei bem legal a escolha do nome EULIAELEIO ❤❤ e que o seu blog cresça mais e mais e que tenha muitos e muitos livros! Haha, Beijos!

    [Vitoria - @livrosdavivi]

    ResponderEliminar
  3. Oi! Parabéns, primeiramente, não sabia que gostava de maquiagem e tocava em uma banda, que demais! Aliás, viola é violão aqui ou guitarra? :P É incrível fazer amigos nesse meio e a paixão dos livros é algo único, comigo foi diferente e um pouco mais nova, mas a sensação é a mesma: de descobrir um novo mundo!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *