Não sei se sou a única leitora ou não, que vê os filmes
antes de ler os livros. O que acaba por acontecer muitas vezes é que perco
ligeiramente o interesse na leitura porque já recebi muitos spoilers da
história. Noutras alturas fico ainda mais empolgada em ler os livros para saber
os detalhes da história que gostei tanto, mas que apenas durou pouco mais de
uma hora e meia.
Em praticamente todos os filmes que vi, foi ter muita
curiosidade em saber a história mais rapidamente e não ter tempo disponível
suficiente para ler o livro.
Para cada filme/livro vou colocar a sinopse do livro e o
link do trailer do filme (no youtube) com legendas em português.
“Agora Fico Bem” de Jenny Downham
SINOPSE:
Inspiradora, comovente, divertida e profundamente marcante, não é
exagero dizê-lo. É assim a história de Agora fico Bem, o primeiro romance da
inglesa Jenny Downham, cujo sucesso levou de imediato a comparações com J. K.
Rowlings.O livro começa com um desejo. Nada muito complicado. Tessa, a jovem a quem restam apenas alguns meses de vida, quer ter relações sexuais antes de morrer. E quer também conduzir "às escondidas", experimentar drogas, roubar coisas de uma loja... viver o tempo que resta!
Cumprir cada item da lista das 10 coisas a fazer antes de morrer torna-se assim a única ambição de Tessa perante o seu imutável destino.
Agora fico Bem é por isso um romance brilhante, comovente mas curiosamente cheio de vida. E mesmo partindo de um tema doloroso, passado com leveza e doçura, é um texto verdadeiro e tocante, sem ser piegas.
Louisa Clark é uma jovem com uma vida banal - um namorado estável, trabalhador e uma família unida - que nunca saiu da aldeia onde sempre viveu. Quando fica desempregada, vê-se obrigada a aceitar um emprego em casa de Will Traynor, que vive preso a uma cadeira de rodas, depois de um acidente. Ele sempre tinha vivido de um modo trepidante - grandes negócios, desportos radicais, viajante incansável - agora tudo isso ficou para trás.
Will é mordaz, temperamental e autoritário, mas Lou recusa tratá-lo com complacência e em breve a felicidade e o bem-estar dele tornam-se muito mais importantes do que ela esperaria. No entanto, quando Lou descobre que Will tem planos inconfessáveis para a sua vida, ela luta para lhe mostrar que ainda assim vale a pena viver.
Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso, com sensibilidade, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.
“Monstros
Fantásticos e Onde Encontrá-los” - O Argumento Original do Filme de J. K.
Rowling
A ação do filme Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los começa no ano de 1926, no momento em que Newt Scamander, representado por Eddie Redmayne, premiado com um Óscar da Academia, conclui uma viagem à volta do mundo para encontrar e documentar um conjunto extraordinário de criaturas mágicas.
Tendo chegado a Nova Iorque para uma breve paragem, ele poderia ter partido de imediato sem qualquer incidente... não fosse um No-Maj (termo americano para Muggle) chamado Jacob, uma pasta mágica perdida e a fuga de alguns dos monstros fantásticos recolhidos por Newt, que causam grandes problemas quer no mundo da feitiçaria quer no mundo No-Maj.
“A 5ª Vaga”
de Rick Yancey
SINOPSE:
A 5ª Vaga, o
volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção
científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um
cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito
ou sequer imaginado. Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre
fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer
interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa
todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de
funcionar. A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência
que devasta grande parte da humanidade. Será este o fim da existência humana
sobre a Terra? Haverá ainda alguma salvação possível? Um thriller de alta
voltagem, com todos os ingredientes para se tornar um grande clássico da
literatura fantástica universal.SINOPSE:
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra. Um livro soberbo que prima pela originalidade e que nos devolve um outro olhar sobre os dias da guerra no coração da Alemanha e acima de tudo pelo amor à literatura.
Irei
trazer-vos mais livros/filmes noutro post.
Sem comentários:
Enviar um comentário