quarta-feira, 29 de junho de 2016

Harry Potter e a Pedra Filosofal de J. K. Rowling

Classificação: ✩✩✩✩

Eu finalmente li Harry Potter! Já há algum tempo que me comecei a questionar o que tinha assim de tão especial os livros Harry Potter para que tanta gente lesse e idolatrasse esta saga. Seria a escrita da autora, a história em si, ou qualquer outra coisa que me escapava? Eu senti que estava na hora de embarcar nesta aventura para descobrir o que causava tantos fãs.
A principio estive a fazer pesquisa para saber qual livro vinha primeiro (porque eu nunca tinha lido, ou visto nenhum livro ou filme e nunca me tinha interessado pela saga antes, pelo que não sabia quase nada a seu respeito) e descobri que o livro até era pequeno (o que me deu força para começar a ler a coleção, não nego). Nas minhas pesquisas descobri também que o livro está classificado (pelo menos cá em Portugal) para leitura autónoma do sexto ano do ensino básico, o que equivale a 11/12 anos, eu fiquei meio desanimada, uma vez que eu tenho 17 anos (e meio). Fiquei pensando que o livro era para crianças e que eu não iria gostar, não é que eu seja já muito adulta, só que estou tentando ler livros que não sejam tão infantis, como pensava que este seria. Mas eram tantos adultos nas redes sociais a dizerem que gostavam imenso, que estavam a ler agora pela primeira vez, que o livro não tinha idade para ser lido...
Então decidi ler o primeiro livro, que conta a história de um rapazinho, o Harry Potter, que é entregue aos tios para ser educado porque é a única família que tem, uma vez que os pais morreram às mãos de um feiticeiro muito poderoso (foi uma sorte o Harry se ter salvo, sendo ainda muito pequenino). Quando já tem os seus 10/11 anos, começa a receber em casa cartas de alguém que desconhece.
Acho que o resto todos vocês sabem, não é? Eu não quero dar spoiler para quem não leu (se é que existe alguém mais, para além de mim, que até então não tinha lido)
Achei a escrita da autora bem fácil e rápida de se ler. J. K. Rowling escreve coisas que não lembram a mais ninguém! Adorei as personagens, cheias de personalidade que estão sempre a ir contra as regras, a seguir pessoas que não devem, a escutar conversas alheiras... Mas são personagens fantásticas, adoro este trio, composto pelo Harry Potter, pela Hermione Granger e pelo Ronald Weasley (mais conhecido por Ron), é impossível não gostar deles! Identifico-me um pouco com a Hermione, pela vontade de conhecer e aprender cada vez mais.
Na minha opinião o livro só teve momentos parados no inicio, porque quando Harry entra em Hogwarts parece que muita coisa começa a acontecer, sem dar tempo de respirar. Há o enredo principal, que é sobre a Pedra Filosofal, mas acontece muita coisa que a principio não tem qualquer ligação com o enredo principal, mas que depois se manifesta importante para o desenvolvimento deste.
Confesso que o final se revelou surpreendente, não foi nada do que eu estava à espera e adoro livros destes em que se dá uma reviravolta quase no final que muda tudo aquilo em que tínhamos dado como certo.
Apesar de este livro estar classificado como literatura juvenil, este livro enquadra-se também no género fantástico, que é um dos meus preferidos. Mas acho que por envolver feiticeiros e magia, eu não gostei tanto quanto gosto dos livros que envolvem vampiros, anjos e outros seres sobrenaturais.
Acerca da adaptação cinematográfica não posso dizer se é fiel ou não ao livro, porque ainda não assisti ao filme, mas é algo que quero fazer nestas férias!
De qualquer forma esta foi uma ótima leitura e de certo irei comprar e ler os outros volumes da coleção que me faltam (só tenho os três primeiros, dois deles comprei na Feira do Livro de Lisboa.)
Para quem gosta de magia e não leu ainda Harry Potter (
o que acho difícil de acontecer) recomendo bastante que leiam!


Beijinhos e boas leituras!

Lia ❤

30 comentários:

  1. AAAEEEEEEE!
    Como gosto de ver as pessoas lendo HP. Mesmo depois de tanto tempo, é impossível não gostar. AMOO HP, tanto os livros como os filmes. Saga da minha vida <3
    Leia os outros logo, são incríveis. Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou gostando bastante desta experiência! Ainda não vi os filmes, mas quero muito ver! Estou muito curiosa para ler logo os outros também!
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Oláa!! Nossa... Eu ainda não li HP
    Já assisti aos filmes diversas vezes mas sempre fico adiando a leitura. Depois de ver esse seu post acho que vou criar vergonha e ler logo..rsrs

    Lindo blog, Bju!

    www.lendo1bomlivro.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz por ter gostado do blog e do post! Leia logo sim, não se irá arrepender!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. AI QUE LINDOO!!! Amo HP! todos deveriam ler !

    Estou pensando em reler esse ano, espero que consiga!

    Leia todos ! vale muito a pena!!



    Beijos!!
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Jéssica! Todos deveriam ler de facto!
      Boa sorte para a releitura de HP!
      Quero ler logo os outros todos também!
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Amo HP. Mas sendo bastante sincera os 3 primeiros livros são os mais fraquinhos. Depois do terceiro é que fica realmente bom e viciante. Pelo menos pra mim foi. Queria reler mas nunca encontro tempo. Espero que goste da saga.
    Beijinhos da Fran
    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a gostar e ainda só li um livro! Estou muito motivada para ler logo os outros também! Espero que ainda fique mais viciante do que já está (se for possível)!
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Eu nunca li Harry Potter e também não assisti aos filmes. É que não curto muito isso de magia e tudo mais, mas reconheço que JK foi brilhante criando esse universo, até então nunca visto. Dá para dizer que as obras dela serviram de inspiração para muitas outras.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente a JK criou tanta coisa maravilhosa dentro deste mundo! Deve ter servido de exemplo e inspiração para muitas outras sim, concordo com a sua perspetiva! Eu também não curtia muito magia, mas decidi dar uma oportunidade para Harry Potter, acho também devia fazer o mesmo, quem sabe um dia, até pode começar a gostar!

      Eliminar
  6. Aeeeeee AMO VER PESSOAS LENDO HP.Os livros só melhoram,te afirmo. Agora fica uma dica:leia antes de ver os filmes. Vai fazendo posts sobre as impressões de cada livro..Amei o post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho visto muitos filmes antes de ler os livros, mas desta vez vou tentar me conter, prometo! Tenho em mente fazer posts sobre os outros livros de HP, até ao final deste ano, em princípio!
      Fico feliz que tenha gostado do post!

      Eliminar
  7. Hp tem como não amar! tanto os livros e os filmes fizeram parte da minha infância e até hoje ainda me encantam!
    Beijos
    leitoresjardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que HP fez parte da infância de muita gente, por isso é que tanta gente lhe tem um carinho especial e quem não leu em criança lê agora tipo eu!
      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Quero muito comprar o box mas por questões de falta de dinheiro não comprei ainda. Quero muito ler também (obviamente) e tenho aaaltas expectativas para estes livros até porque já assisti os filmes e sei quão bom eles são.

    Beijos,
    viajenumlivro.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou comprando os livros um a um, pois o dinheiro não dá para comprar todos de uma vez! Quando comecei a ler também tinha altas expetativas, mesmo sem ter assistido aos filmes!
      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Oi Lia, há quanto tempo hein? Quando eu vi seu post eu fiquei tipo: não sou só eu! É isso ai, eu sou uma dessas que nunca leu ou assistiu Harry Potter, a história em si não me despertou interesse, mas é tanto fã é tanta página de fã que eu não aguento, me sinto uma excluída. Foi bom conhecer o primeiro livro assim, por alguém que começou agora, isso me deu forças pra começar! Parabéns pela resenha <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Nique! Eu também nunca tinha lido antes, e também me sentia excluída por isso! Por isso não quis adiar mais e decidi entrar neste mundo maravilhoso!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Eliminar
  10. Oi Lia, há quanto tempo hein? Quando eu vi seu post eu fiquei tipo: não sou só eu! É isso ai, eu sou uma dessas que nunca leu ou assistiu Harry Potter, a história em si não me despertou interesse, mas é tanto fã é tanta página de fã que eu não aguento, me sinto uma excluída. Foi bom conhecer o primeiro livro assim, por alguém que começou agora, isso me deu forças pra começar! Parabéns pela resenha <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Nique! Eu também nunca tinha lido antes, e também me sentia excluída por isso! Por isso não quis adiar mais e decidi entrar neste mundo maravilhoso!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Eliminar
  11. Olá, Lia!!
    Não acredito que você não tinha lido HP, é muito bom! Acho que conheço desde sempre, já que minha mãe gosta e lia comigo, então é uma saga que acompanhou minha vida <3
    Fico feliz que tenha lido :D

    xoxo
    www.semitributo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, eu nunca tinha lido, mas fico feliz ao saber que esta saga faz parte da vida de muita gente como da sua!
      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Lia, eu também estou nessa jornada pra entender o mundo de HP e como idolatram... Ainda não li e nem fazia ideia de que esse era o primeiro.

    Beijão, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem legal que voce gostou de HP ... mas um conselho que eu percebi ... esqueça que os livros tem classificação de idade so assim voce se afunda e aprende mas tem livros infatins que ensinam mas que muitos livros de auto ajuda por ai .... valeu boa resenha ...

      Eliminar
    2. Fico feliz por saber que há mais pessoas nesta jornada para entender o mundo de HP e o porquê de o idolatrarem, Carol! Espero que leia e que goste tanto como eu!

      Eliminar
    3. Já percebi que a classificação de idade não deve ter tanta importância na hora de escolher um livro, Lucas. HP mostrou-me isso!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Eliminar
  13. Tô pensando em ler HP esse ano. Todos os volumes. Tenho muitos desafios mas quem sabe fim do ano não consigo reservar um tempo pro Harry? É uma saga obrigatória para todo leitor. Beijoss

    literalizza.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também quero muito ler os outros volumes de HP este ano! Espero que também consiga ler Harry Potter este ano, vou gostar de saber as suas opiniões sobre esta saga!
      Beijinhos!

      Eliminar
  14. Quem dera aqui também fosse uma leitura obrigatória para essas séries. AHauhaauh
    Fico feliz que você tenha gostado e ei, eu não acho que exista alguém que passou da idade de ler Harry Potter. Eu queria ser amiga da J.K. por ela ter escrito essa história tão linda e que tornou a minha adolescência tão mais suportável. (Obrigada J.K.)
    Adorei a foto e preciso dizer que essa edição é muito bonita. (Posso perguntar quanto você pagou?)
    Quando você assistir aos filmes (espero que já tenha visto pelo menos o primeiro e juro que queria assistir junto, ahuahau. Já perdi a conta das vezes que já vi estes filmes) conta pra gente o que você achou.

    Beijão,
    Mia.

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderEliminar
  15. Oie, que capa linda essa da tua versão. Eu já conheço a história pelos filmes e tive a oportunidade de ler até o quarto livro da série. Tem suas divergências, mas ambos conquistaram e conquistam ainda hoje uma legião de fãs devido a história cativante e personagens marcantes.
    Ótimo texto.
    Abraços
    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *