terça-feira, 29 de novembro de 2016

Eleanor & Park de Rainbow Rowell


Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Eleanor & Park é um livro que conta a história de dois adolescentes e as suas vivências conturbadas. Eleanor é a típica rapariga novata na escola e devido ao seu aspeto (sendo gordinha, ruiva e vestindo-se com roupas bastante peculiares) é bastante gozada na escola, sofrendo bullying por parte dos colegas assim que lá chega. Começando logo na primeira viagem de autocarro, onde todos os lugares se encontram reservados e ninguém lhe concede o lugar. Park é um rapaz meio coreano, gótico, que gosta de ficar no seu canto, tem poucos amigos e faz de tudo para não ser a pessoa com quem os outros se metem e gozam, passando o mais desapercebido possível. Quando vê a rapariga nova entrar no autocarro e ser alvo de troça por parte dos outros, não consegue evitar sentir algum alívio, por não o chatearem a ele, mas acaba por lhe ceder (rudemente) o banco de autocarro ao seu lado, para a salvar dos insultos e de ser ainda mais gozada pelos outros. E é com este ato que eles vão acabar por se conhecer e quem sabe, talvez nasça uma amizade entre eles.
Este livro parece o típico romance entre adolescentes, meio bobinho, mas o foco do livro não cai só no romance, é claro que isso é uma parte muito presente na história, mas é intercalada com diversos assuntos que nos levam à reflexão, como o bullying, que já referi anteriormente, ou a violência doméstica e outros tipos de violência, a descriminação de género, o racismo, a questão da aceitação pessoal, a relação conturbada entre pais e filhos, entre outros. Alguns destes assuntos foram abordados mais diretamente, como a violência doméstica, mas outros, mais subentendidos, como é o caso da descriminação racial, em alguns pontos do livro.
A narrativa da Rainbow Rowell é bastante fluida, os personagens bem contruídos e o desenvolvimento da história bem elaborado. O leitor conecta-se bastante aos personagens, o que acaba por levá-lo a sorrir, chorar, ficar chateado e experienciar estas e muitas outras emoções junto com os personagens. Adorei também o facto de a história ser ambientada em 1986, onde o modo de vida era ligeiramente diferente daquele que conhecemos hoje, além disso, o livro está cheio várias citações de cantores, bandas e canções desta altura, o que enriquece ainda mais a obra. Em relação aos pontos negativos, ressalto o facto de ter ficado um ou outro ponto em aberto na história, que carece de explicação, mas nada muito grave.
O final da história acaba por ser um pouco inesperado (e arrasador) para o leitor, mas acho que acabou por dar um toque de realismo à história do primeiro amor.

Esta leitura foi feita juntamente com a Mia do blog https://miaestanteliteraria.wordpress.com no caso dela foi uma releitura de Eleanor & Park e também fez uma resenha no seu blog deste livro (https://miaestanteliteraria.wordpress.com/2016/11/26/eleanorpark/#more-2736). Adorei ler este livro em conjunto com a Mia, onde partilhamos ideias, teorias e reflexões que o livro nos ia proporcionando.
Espero que depois desta, sigam muitas mais leituras conjuntas, Mia!


Beijinhos e boas leituras!


Lia ❤

5 comentários:

  1. Adorei... Com certeza será uma das minha primeiras leituras de 2017 Lia... Amei essa foto!!!!
    Beijos linda!!

    www.lendo1bomlivro.com.br

    ResponderEliminar
  2. Amiga, adorei tua resenha ficou show. Você abordou tudo sobre o livro é citou coisas que eu acabei por não cita. Amei! Espero que assim como nós, outras pessoas tenham interesse em ler esse livro. Foi um prazer ler com você e será um prazer lera vários outros livros com você. Novamente, amei a resenha, ficou super bem explicada!

    Beijos, Mia

    ResponderEliminar
  3. Lia..que linda resenha...esses livro parece um daqueles que nos tocam profundamente.Bullyng é algo terrível. .só quem passou sabe como doi...e tenho certeza que essa leitura é repleta de maravilhosas lições para aplicarmos na nossa vida.
    Adorei a resenha e as fotos.. E espero em breve fazer essa leitura ❤
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Oii! Adorei a sua resenha. Eu tinha começado o livro mas tive medo de terminar haha. Com certeza vou ler o final agora e ver no que dá.
    xoxo
    semitributo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga achou meio chatinho mas vejo muita gente elogiando, acho que precisarei ler para saber hahaha Ih... toque de realidade me deixou com medo hahaha E a capa é linda!!!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *