quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Despertar de L. J. Smith


Classificação: ⭐⭐⭐


Despertar é o primeiro livro da coleção Crónicas Vampíricas, escrito por Lisa Jane Smith (pelo menos os primeiros volumes, porque pelo que sei, teve colaborações em escrever alguns dos livros). Este primeiro volume já não é muito atual, sendo publicado primeiramente nos anos 90, e acabando por se tornar uma referência para a literatura juvenil de terror. A autora pretendeu criar obras que fossem uma combinação do género de terror, ficção científica, fantasia e romance, o que na minha opinião não resultou muito bem, uma vez que a autora deu mais atenção a umas coisas, deixando outras um pouco mal organizadas.

O livro conta a história de Elena Gilbert, uma estudante de Fell’s Church, muito popular e que tem tudo o que quer, quando quer e não gosta nada de receber um “não” como resposta. Elena fica encantada com o novo aluno da escola Stefan Salvatore (lindo de morrer e muito misterioso, por sinal), mas que parece inacessível até para Elena, que pretende fazer de tudo para o ter.

Estes nomes fazem lembrar alguma coisa, não fazem? Sim, pelo que parece esta coleção foi o ponto de partida para a famosa série de televisão “The Vampire Diaries”, mas existem muitas diferenças entre a série e os livros. Para os fãs da série ou dos livros, que tiverem alguma curiosidade, podem obter mais informações sobre as diferenças entre ambos, neste site: http://vampirediariesbrasil.com.br/livros/livros-diferencas-com-a-serie-de-tv/ (há mais sites que explicitam as diferenças, porém estas são as básicas)

Quando comecei a ler este livro, não fazia ideia de que envolvia terror (para quem não sabe eu sou muito medrosa com coisas que envolvem terror, quer seja livros ou filmes), e assim que descobri, fiquei de pé atrás com este livro, para ser sincera. Mas posso já adiantar que para os fãs de terror, isto será uma completa deceção, quase não me meteu medo nenhum, o máximo que senti foi receio do que ia acontecer ao personagem, mas “medo” realmente, não me meteu (e eu sou muito sensível com estas coisas!). Se, tal como eu tiverem receio de ler por causa de ser de terror, podem ler, porque não dá medo nenhum, já para os fãs de terror, é uma leitura que não aconselho de todo.

Quanto ao romance, é muito mal construído, não falaram muito mais do que umas duas ou três vezes e já se beijam e dizem que se amam! Achei a construção do romance muito falsa, muito provocada, apesar de já haver alguma atração desde os primeiros momentos, isso era pura atração e na minha opinião, atração não quer dizer que se amam.

Por tudo isto acho que a tentativa da autora de misturar vários géneros, não resultou muito bem.

Estes são os pontos mais negativos que encontrei neste livro, mas também há pontos positivos. A escrita da autora é simples e fluida, bastante rápida de ler. Há uma certa percentagem de mistério, o que prende o leitor ao livro. Não tem muitas partes paradas em que nada acontece, ou que facilmente são retiradas da obra. Há partes do livro que ficaram em aberto, percebo que deve ser para fazer com que o leitor compre os próximos volumes, para descobrir o que acontece depois.

O final fica mesmo muito em aberto e penso que o segundo livro irá partir do ponto onde o primeiro terminou, porque aquilo não é um final que se dê a um livro (nem mesmo quando este pertence a uma coleção, como é o caso).

 

Beijinhos e boas leituras!

 

Lia ❤
 
 

10 comentários:

  1. Amiga, sabe aquele negocio de comprar o livro pela capa?! Eu ia me dar mal né?! Rsrs
    Pela premissa do livro e também pela capa eu com certeza iria com as expectativa altas achando que seria uma leitura de terror, que você sabe bem que eu amo! *__*
    Obrigada pela sua resenha sincera, adorei! Beijos!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderEliminar
  2. Oi, Lia

    Eu tinha o box até uns dois meses atrás quando me desfiz deles, não porque eu não gostava, mas sim porque já havia lido até o quinto e como não pretendia ler o restante agora acabei trocando por livros que eu queria mais no momento. Realmente, os livros não tem quase nada em comum com a série, mas eu gostei tanto de um quanto do outro. Eu tenho uma opinião diferente sobre esse primeiro livro, gostei bastante e para mim só melhora.

    Beijos, Mia

    ResponderEliminar
  3. Oii.
    Nossa amei a capa.
    Que pena você não ter curtindo tanto a leitura. 😕
    Não curto livros assim... Dificilmente leio livros com vampiros... Acho mt chato.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Eu tinha todos os livros da saga e eu vendi,pelo fato de ter enjoado.
    A capa e a sinopse chamam a atenção, mas a leitura pelo jeito não kkkk'
    Apesar dos pontos negativos apresentados, sua resenha ficou ótima, eu gostei!:)
    Parabéns pelo blog,estou seguindo!

    Vim por recomendação do grupo TDS.
    Beijo, beijos
    Aline
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a resenha! Apesar dos pontos negativos, fiquei curiosa e com vontade de ler hahaha

      Xoxo
      fan-book-girl.blogspot.com.br

      Eliminar
  5. Olá! Seria um livro que eu compraria pela capa, sem dúvidas. Adorei a sua resenha sincera e achei ótimo citar os pontos negativos, sendo assim, cheguei a conclusão de que, apesar de eu gostar do gênero, seria um livro que eu não leria.

    Amei seu blog e já estou seguindo.
    Beijos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderEliminar
  6. Oi Lia! Não conhecia esse livro, agora estou bem curiosa para lê-lo. Gosto de livros que tenha uma certa mistura de gêneros, quero ver se vou gostar deste também. Amei sua resenha!

    Beijos!
    http://mundoliterariodavivi.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Olá tudo bom?
    Não sabia que a série havia sido originada de obra literária, a série mesmo nunca consegui ver por falta de tempo rsrs
    Resenha boa é essa, quando você relata realmente os que sentiu, e os pontos positivos/negativos. Parabéns ^^
    Seguindo o blog já!!
    Brigada Paralela

    ResponderEliminar
  8. Olá Lia, sou a Gata Literária, Gaby. Estou seguindo seu blog. Depois da uma olhada no meu, por favor, gataliteraria.blogspot.com.br
    Adorei seu blog! Bjs

    ResponderEliminar
  9. Oi, Lia! Já sabia desses livros mas sempre tive receio de ler por ter visto a série e gostado. E com suas afirmações acredito que fiz bem! :P E eu não lembro dos primeiros episódios mas acho que a série foi melhor desenvolvida.

    Um beijão, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *